Breaking News

Lula chega a Portugal para primeira viagem oficial à Europa no 3º mandato

 

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Buscando fazer um aceno aos europeus, o presidente Lula (PT) desembarcou, na manhã desta sexta-feira (21), em Lisboa, capital de Portugal, onde ficará entre os dias 21 e 25. Esta é a primeira viagem do petista à Europa neste terceiro mandato.

O presidente brasileiro também irá para Madri, capital da Espanha, entre os dias 25 e 26.

A guerra da Ucrânia deve ser umas das principais pautas de Lula nesta viagem ao continente europeu. Na semana passada, o presidente insinuou, durante visita à China, que os EUA e a Europa contribuem para prolongar o conflito.

A fala de Lula repercutiu negativamente e foi rebatida pela Casa Branca e pela União Europeia. Fontes do governo dizem que a intenção do petista é manter o mesmo tom usado na visita do presidente da Romênia ao Brasil, quando o chefe do Executivo brasileiro disse condenar a “violação da integridade territorial da Ucrânia”.

Outros assuntos que devem estar na viagem de Lula são: a tentativa de tornar o país uma porta de entrada para venda de aeronaves KC-390, de fabricação brasileira, à União Europeia; a imigração de brasileiros a Portugal; e um acordo que permitirá que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tenha validade permanente em território português, e vice-versa.

A viagem de Lula acontece em meio a polêmica envolvendo o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias, que pediu demissão após a CNN exibir imagens exclusivas dele no Palácio do Planalto durante os atos criminosos de 8 de janeiro.

CNN Brasil