Submarino do Titanic: sons de batida são ouvidos em área de busca, dizem EUA
O submersível Titan, da OceanGate – Foto: Reprodução / OceanGate
Uma aeronave de vigilância canadense que procura o submersível Titan, desaparecido no Atlântico Norte enquanto procurava destroços do navio Titanic, “detectou ruídos subaquáticos na área de busca”, informou a Guarda Costeira dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 21.
Veículos operados remotamente (ROVs) foram realocados para explorar a origem dos ruídos, mas os resultados até agora foram negativos, disse a guarda costeira em um tweet. Também não foi detalhado a natureza ou extensão dos sons detectados, ou como eles foram captados.
A Guarda Costeira disse que a aeronave canadense era um avião de vigilância P-3, um modelo usado para patrulha marítima e operações de apoio em todo o mundo. Os dados da aeronave foram compartilhados com a Marinha dos EUA para análise posterior, informou.
O Departamento de Segurança Interna, a Guarda Costeira e os militares canadenses não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. A notícia de ruídos subaquáticos na área de busca foi relatada anteriormente pela revista Rolling Stone e pela CNN.
Uma equipe internacional de socorristas tem procurado o Titan em uma área de água maior que Connecticut. Aeronaves dos Estados Unidos e do Canadá estão examinando a superfície, e boias de sonar estão sondando as profundezas. Acredita-se que o Titan tinha menos de dois dias de oxigênio restante na terça-feira.
Estadão Conteúdo