Breaking News

Banco do Nordeste premia clientes de Serra do Mel de Microcrédito e Agricultura Familiar no RN


A cerimônia de entrega do XII Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito e do IV Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar será realizada às 8h desta quinta-feira, 18, no restaurante Mangai, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Serão contemplados com troféus oito clientes do Agroamigo, Crediamigo e Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A maior parte deles desenvolve suas atividades produtivas em cidades do semiárido potiguar.

A Superintendência do Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte fechou o primeiro semestre deste ano com R$ 305 milhões em contratados por meio das linhas de microfinança e agricultura familiar. No total, foram quase 145 mil operações, fato revelador da pulverização do crédito. A premiação dos clientes que mais se destacaram nesses segmentos é uma forma de reconhecer e estimular iniciativas empreendedoras de sucesso.

A seleção envolveu clientes no âmbito do microcrédito de todo o território potiguar. Os agricultores e pequenos comerciantes premiados vêm de São Gonçalo do Amarante, Baraúna, Mossoró, Lucrécia, Serra do Mel, Frutuoso Gomes, Parelhas e Santana do Seridó. Eles foram escolhidos com a ajuda de um júri composto por representantes de instituições empresariais, universidades, imprensa, entidades representativas de classe e órgãos públicos – estaduais e municipais – ligados ao campo e à assistência social.

O XII Prêmio de Microcrédito contempla, no Rio Grande do Norte, as categorias subsistência, acumulação simples e acumulação ampliada do Crediamigo – voltadas para a área urbana – e agroindústria, agropecuária e não agropecuária do Agroamigo – voltadas para a zona rural. Já o IV Prêmio de Agricultura Familiar contempla as categorias agropecuária e agroindústria.
Os assessores do Crediamigo e Agroamigo, vinculados ao Instituto Nordeste Cidadania (INEC), organização da sociedade civil de interesse público que atua em parceria com o Banco do Nordeste, receberão certificados como reconhecimento pelas ações desenvolvidas. Eles trabalham diretamente com os clientes na orientação e acompanhamento dos empreendimentos. Os gerentes de Negócios do Pronaf, que acompanham os produtores rurais premiados, também serão homenageados.
XII Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito:

Crediamigo:
Categoria Subsistência: Josete Machado - São Gonçalo do Amarante
Categoria Acumulação Simples: José Evilázio da Silva - Baraúna
Categoria Acumulação Ampliada: José Adriano de Lima - Mossoró
Agroamigo:
Categoria Agropecuária: José Nilton Fernandes - Lucrécia
Categoria Agroindústria: João Batista de Souza - Serra do Mel
Categoria Não-agropecuária: Arildo Rodrigues - Frutuoso Gomes
IV Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar
Categoria Agropecuária: Maria das Vitórias Souza - Parelhas
Categoria Agroindústria: Francisco de Macêdo - Santana do Seridó

IMPRENSA - Banco do Nordeste

(84) 3133-3200 / 3226
Twitter: @imprensaBNB