Breaking News

COM 9.449 CASOS CONFIRMADOS, RN CHEGA A 410 MORTES POR CORONAVÍRUS


O Rio Grande do Norte registrou 23 novos óbitos por Covid-19, e soma 410 mortes, de acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), divulgados neste sábado (6). Deste total, 8 ocorreram nas últimas 24h. Ainda segundo a Sesap, são 9.449 casos confirmados da doença, 18.841 suspeitos, além de 16.733 descartados.
No estado, há 63 mortes em investigação em decorrência da infecção. A taxa de isolamento permanece baixa e caiu para 39,6%. O secretário-adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli, esclarece que este é um fator que contribui para o aumento da disseminação da doença.
"Há relação direta entre queda no isolamento e número de internações, mortes e incidência do vírus. Enfrentamos um quase colapso do sistema de saúde, algo que chamamos de superlotação dramática", explicou.
Em todo o RN, há 655 pessoas internadas com confirmação ou suspeita de Covid-19, das quais 338 apresentam quadro clínico grave. O estado já confirma superlotação na maioria dos leitos disponíveis para tratamento da doença. Em Pau dos Ferros e na Região Oeste, não existem mais vagas; na Grande Natal, 99% dos leitos estão cupados; a situação é menos dramática na região Seridó, onde a taxa de ocupação está em 59,1%.
No rol das superlotações, o número de pacientes à espera de regulação também é alto. São 50 pessoas classificadas como prioridades I e II, ou seja, apresentam quadro clínico grave. Outras 76, com quadros mais leves, também estão na fila por internação
Novos leitos
O secretário Petrônio Spinelli informou que há novos leitos no estado, e que 139 devem ser instalados nos próximos dias. Destes, 77 serão leitos de UTI, 60 serão clínicos e 2 de estabilização. Confira panorama a seguir:
Finalização de abertura de leitos (2) no hospital João Machado, em Natal e expectativa de novas instalações (30);
10 leitos estão em funcionamento no Hospital Regional de Santo Antônio do Salto da Onça; deve receber 5 novos;
Caraúba tem 3 respiradores em funcionamento;
10 leitos estão em funcionamento no hospital de João Câmara;
5 leitos instalados em Santa Cruz;
Hospital São Luís, em Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Apodi, Maternidade de Parnamirim, Santa Maria, Sao Paulo do Potengi e Macaíba devem receber novos leitos nos próximos dias.

Agora RN