Brasil registra pelo segundo dia seguido mais de 1,2 mortes e mais de 39 mil novos casos

OBrasil registrou pelo segundo dia consecutivo mais de 1,2 mil mortes por covid-19 em 24 horas. Foram 1.261 novas mortes e mais 39.705 casos confirmados de infecção de ontem para hoje, segundo dados do levantamento realizado pelo Estadão, G1O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde. No total, 75.523 brasileiros já perderam a vida por causa da covid-19 e 1.970.909 pessoas foram infectadas.

Nos últimos sete dias, o Brasil registrou uma média diária de 1.067 mortes por covid-19. Os últimos sete dias foram os mais letais no País. É a quarta semana seguida em que o número de óbitos anunciados pelas secretarias estaduais de Saúde fica acima de mil.

Ao divulgar os dados da pandemia, o Estadão calcula uma média móvel de ocorrências, levando em conta sempre os dados dos sete dias anteriores. A média resulta da soma de mortes dos últimos sete dias e da divisão do resultado por sete. Assim, os dados divulgados diariamente sempre incluem todos os dias da semana (de domingo a sábado, de segunda a domingo e assim por diante).

Essa forma de acompanhar a evolução da pandemia dilui as oscilações bruscas provocadas pelo represamento dos dados em feriados e fins de semana, por exemplo. Aos domingos, os números absolutos de casos e mortes costumam ser menores, por atrasos nos registros das informações. Nos dias seguintes, esse atraso é compensado, o que acaba inflando os dados em dias úteis. A média móvel compensa essas variações.

O Brasil é o segundo do mundo com maior número de casos e mortes por covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem 3,4 milhões de infecções confirmadas e 137 mil óbitos, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Mesmo com a pandemia atingindo o pico no Brasil, com mais de 90% dos municípios do país afetados pela doença, muitos Estados e cidades avançam com as reaberturas econômicas e flexibilização das quarentenas – incluindo os dois Estados com maior número de casos e mortes, São Paulo e Rio de Janeiro.

O total de casos de covid-19 no Estado de São Paulo foi para 393.176 nesta quarta-feira, segundo os dados da Secretaria Estadual da Saúde. Foram mais 6.569 casos nas últimas 24 horas. Já o total de mortes foi para 18.640, com o registro de mais 316 óbitos de ontem para hoje.

O Rio de Janeiro vem na sequência da lista de Estados mais afetados, com 133 mortes por covid-19 e 1.627 novos casos da doença no período de 24 horas. Até agora, 11.757 pessoas morreram em função do coronavírus no Estado do Rio, que soma 134.449 casos. Se fosse um país, o Estado do Rio seria o 20º do mundo com mais infectados.

Jacó Costa. Tecnologia do Blogger.