Breaking News

Prefeitura de Fernando Pedroza recebe nota máxima do MPRN em transparência de gastos públicos com a Covid-19

O Ministério Público do Rio Grande do Norte - MPRN, divulgou a versão 1.4 do Sistema Confúcio, solução de monitoramento e avaliação dos portais da transparência dos Municípios e do Estado, desenvolvido pelo Laboratório de Ciência de Dados do MPRN, trazendo novos critérios de avaliação dos portais com o objetivo de atribuir notas ao desempenho dos entes públicos no cumprimento da legislação relativa à política de transparência.
Com base nesses critérios, apenas o município de FERNANDO PEDROZA atingiu a pontuação máxima (1300 pontos) na Região Sertão Central potiguar, na classificação por ranking de gastos per capita e de percentual de execução. Com portal ativo, a Prefeitura de Fernando Pedroza apresenta uma arquitetura funcional que permite uma usabilidade ao cidadão e consequentemente também facilita a coleta também pelos robôs desenvolvidos pelo Laboratório de Ciência de Dados do MPRN.

O ranking é dinâmico e pode ser alterado pelo menos três vezes ao dia, nas ocasiões em que os robôs fazem as coletas automáticas e o sistema calcula as notas e posições para classificação, conforme alimentação de dados pelos próprios entes públicos (Municípios e Estado). As tabelas abaixo seguem de exemplo e foram colhidas nesta quarta-feira, 29 de julho de 2020, as (17), às 18h25.

Na avaliação anterior, a Prefeitura de Fernando Pedroza (RN) tinha atingido a melhor nota entre os municípios da Região Central na avaliação do Ministério Público do Rio Grande do Norte no quesito transparência com os gastos da COVID-19, o que se repetiu novamente nesta quarta avaliação do MPRN, porém, dessa vez, além de ser o municípo com melhor nota na REGIÃO CENTRAL, FERNANDO PEDROZA também conseguiu conquistar a pontuação máxima de 1.300 PONTOS.

O Município de Fernando Pedroza, através da gestão Sandra Jaqueline (MDB) vem realizando um trabalho eficiente, de responsabilidade e transparência em relação ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. A gestão Sandra Jaqueline tem investido os recursos públicos com transparência e o trabalho de Fernando Pedroza é referência na Região Central potiguar.

Não adianta a oposição histérica tentar fazer barulho, e querer plantar fake news. Tudo que a imprensa local e regional publica é de acordo com o resultado das avaliações feitas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte. Parem de ser analfabetos funcionais. Procurem, analisem, critiquem, mas saibam elogiar quando necessário. Oposição se faz com responsabilidade e não com baixaria.

Dinheiro público é do povo, e a sua utilização exige transparência, porém informações não podem ser distorcidas para fins de benefício partidário.

Nada que for investido na área da saúde poder ser chamado de despesas, logo que, todo dinheiro pago em saúde é pouco, e isso se chama investimento. Não adianta querer propagar mentiras, querer manipular o povo pedrozense de forma errônea nas redes sociais, que pertence a meia dúzia de pessoas que, embora formadas, são negligentes com a inteligência que possuem.

No mais, com muito orgulho, Fernando Pedroza ESTÁ SIM incluído entre os municípios do RN com pontuação máxima em transparência em recursos do COVID-19.

Veja a pontuação de cada município da Região Central:

1° Fernando Pedroza: 1.300 pontos;
2° Lajes/Santana do Matos: 755 pontos;
3° Angicos: 750 pontos;
4° Pedra Preta: 728 pontos;
5° Pedro Avelino: 725 pontos;
6° Afonso Bezerra: 342 pontos.







Fonte: Laboratório de Ciência de Dados do MPRN/Tribuna do Cabugi