Breaking News

VÍDEO: Sul da Bahia registra pelo menos 9 tremores de terra neste domingo

 


O Sul da Bahia registrou pelo menos nove tremores de terra na região da cidade de Mutuípe, localizada no Vale do Jiquiriça. Os abalos ocorreram entre 7h44 e 9h22 da manhã deste domingo (30). Um dos vídeos que mais chamou a atenção foi este com produtos caindo das prateleiras em um mercado.

As estações da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira), operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mostram que os abalos mais fortes tiveram magnitude preliminar estimada em 4.6 e 3.7 mR. Os outros eventos tiveram magnitude entre 2 e 3.

Há relatos de que os tremores foram sentidos pela população de várias cidades do estado, como Amargosa, Castro Alves, São Miguel das Matas e Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. O evento também foi sentido na capital Salvador.

Sobre a Rede SismográficaA Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país.

As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON).

R7