Breaking News

ISRAEL: PRONTO - CIENTISTAS AFIRMAM QUE LÂMPADA DE LED MATA O CORONAVÍRUS EM 30 SEGUNDOS

 Cientistas de Israel afirmam que Lâmpada de LED mata coronavírus em 30 segundos

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, a segunda maior cidade de Israel, avançaram na criação de uma solução barata com luz ultravioleta para esterilizar superfícies, evitando a propagação do novo coronavírus (Covid-19). 

De acordo com o trabalho publicado na edição de novembro de 2020 do Journal of Photochemistry and Photobiology B: Biology, a irradiação UV-LED em diferentes comprimentos de onda ou frequências mostrou-se eficaz para matar o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19. A pesquisa foi feita utilizando lâmpadas de LED que irradiam luz ultravioleta.

O chefe do Programa de Engenharia Ambiental da universidade e líder do estudo Hadas Mamane afirmou que as vantagens da técnica seriam matar o vírus de forma barata, acessível, com pouco gasto de energia e sem mercúrio, substância presente em lâmpadas convencionais: “Nossa pesquisa tem implicações comerciais e sociais, dada a possibilidade de usar essas lâmpadas LED em todas as áreas de nossas vidas, com segurança e rapidez”.

Segundo o trabalho publicado, os pesquisadores testaram o comprimento de onda ideal para matar a Covid-19 e descobriram que 285 nanômetros (nm) foram quase tão eficientes na desinfecção dos espaços quanto um comprimento de onda de 265 nm, exigindo menos de meio minuto para destruir mais de 99,9% do Sars-CoV-2.

Esse resultado é significativo porque o custo das lâmpadas LED de 285 nm é muito menor do que o das lâmpadas de 265 nm, e há mais das primeiras disponíveis no mercado.

Segundo Mamane, um exemplo da utilização dos métodos de desinfecção baseados em lâmpadas de LED seriam os sistemas de ventilação e ar-condicionado. Ao esterilizar o ar aspirado pelos aparelhos, o sistema estaria, também, esterilizando o ar emitido para o ambiente.

terrabrasilnoticias / Gazeta Brasil