Breaking News

VACINA CONTRA A COVID-19: SAIBA QUEM RECEBERÁ PRIMEIRAS DOSES EM PERNAMBUCO

Os pernambucanos aguardam ansiosos pela vacina contra a covid-19. Nesta quinta-feira (14), o secretário estadual de Saúde, André Longo, comandou a reunião extraordinária do comitê técnico estadual para acompanhamento da vacinação contra a covid-19. A partir dos acordos e aprovação do Comitê, o plano seguirá para pactuação final, na próxima segunda-feira (18), na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne as representações das secretarias municipais para pactuações junto ao Estado.

De acordo com Longo, a expectativa é de que, com a aprovação no próximo domingo pela Anvisa, as doses da vacina contra a covid-19, cheguem a Pernambuco na próxima semana. Confira abaixo quem faz parte do primeiro grupo prioritário.

Pessoas idosas com mais de 75 anos

Pessoas com mais de 60 anos em instituições de longa permanência de idosos
Trabalhadores de saúde que estão na linha frente de enfrentamento da covid-19, nas UTIs e emergências
População indígena aldeada
“Esse conjunto de grupos mais vulneráveis serão priorizados com a chegada da vacina aqui em Pernambuco”, afirmou o secretário.

Respeito ao uso da vacina e às medidas sanitárias
A superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo, reforça que, mesmo vacinadas, as pessoas respeitem as medidas sanitárias. Ela também pede para que a população do grupo de risco tome as doses da vacina contra a covid-19.

“É muito importante que os primeiros grupos a serem contemplados realizem a vacinação. Nesse momento, a vacinação é uma medida de controle que nós temos para começar a mudar a nossa realidade e tentar voltar à vida normal. É importante reforçar que nós vamos vacinar, mas as pessoas precisam manter a utilização de máscara e o distanciamento social. Vamos fazer duas doses da vacina. A depender do laboratório produtor, existe uma diferença entre os intervalos. É importante que as pessoas que forem vacinadas na primeira dose, retornem aos serviços para fazer a segunda dose, e com isso garanta uma proteção completa e mais duradoura contra a covid-19”, destacou Ana Catarina.

Entrega de seringas 

A gestora ainda lembra que já foram encaminhadas, na última terça-feira (12), 1,5 milhão de seringas para todos os municípios pernambucanos iniciarem a campanha e que há mais 2,5 milhões em estoque, além da previsão de receber ainda em janeiro outras 2,8 milhões e da aquisição de mais 7,5 milhões, totalizando 14,2 milhões de unidades.

Ao todo, a campanha de vacinação contra a Covid-19 beneficiará mais de 2,9 milhões de pernambucanos, contemplados em quatro fases distintas.

Fonte: Rádio Jornal