Breaking News

Brasil deve receber de 30 a 34 milhões de doses da vacina de Oxford até março



Foto: Itamar Crispim/Fiocruz

O vice-presidente de produção e inovação da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Marco Krieger, disse que a fundação entregará 20 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Oxford e AstraZeneca ao governo federal em março. Ele deu as declarações em entrevista à CNN Brasil nesta 2ª feira (1º.fev.2021).

“O Brasil recebeu a informação que a 1ª parcela dessa remessa do Covax, que é a mesma vacina que a Fiocruz produz, será enviada no mês de fevereiro. Teremos adicionalmente, fora da produção da Fiocruz, mais cerca de 10 milhões a 14 milhões de doses”, disse.

O Brasil já recebeu 2 milhões de doses do imunizante, importadas da Índia. De acordo com Krieger, terá pelo menos mais 30 milhões de unidades até março.

Questionada sobre as informações anunciadas por Krieger. A assessoria da Fiocruz respondeu apenas que “os detalhes do cronograma de produção serão divulgados em breve”.

Vacina da Oxford e Astrazeneca no Brasil

O governo federal adquiriu doses do imunizante por duas vias: um contrato com a Fiocruz e através do consórcio internacional Covax Facility.

A Fiocruz fornecerá 210,4 milhões de doses da vacina. As primeiras 100,4 milhões serão produzidas com IFA (insumo farmacêutico ativo) importado e as outras 110 milhões serão completamente fabricadas no Brasil.

A expectativa era que a fundação começasse a disponibilizar as doses em fevereiro, mas a demora na entrega dos insumos atrasou o cronograma em 1 mês. O governo federal decidiu importar 2 milhões de doses já prontas para acelerar a vacinação.

Krieger declarou que a Fiocruz estava “com problemas para receber esse IFA”, mas acrescentou: “receberemos a partir desta 1ª semana de fevereiro”.

Ele também afirmou que o Brasil receberá ao todo 40 milhões de doses da vacina de Oxford pelo Covax Facility. A adesão do governo federal à aliança foi anunciada em 24 de setembro. O Executivo pagará aproximadamente R$ 2,5 bilhões para participar da iniciativa.

O consórcio Covax Facility distribuirá 1,8 bilhão de doses da vacina em 2021 para 92 países pobres. A vacina Oxford já tem liberação para aplicação no Brasil em caráter emergencial.