Breaking News

DANOU-SE: SATÉLITE 100% BRASILEIRO PODE ESTAR SEM CONTROLE

 Satélite Brasileiro Amazônia-1 pode estar descontrolado

Primeiro satélite 100% brasileiro, o Amazônia-1 pode estar girando fora de controle no espaço. Medições realizadas por rastreadores de satélite dos Estados Unidos e da Itália apontaram irregularidades de sinal enviados à Terra. As aferições ocorreram em duas passagens diferentes com intervalo de sete horas.

O primeiro alerta foi emitido pelo grupo USA Satcom na manhã desta terça-feira (2). De acordo com eles, a passagem do Amazônia-1 na banda S parecia estar capotando, o que poderia prejudicar a captação de sinal.

A possível falha deve estar relacionada ao sistema de controle de atitude, responsável por orientar o satélite. Contudo, especialistas acreditam que mesmo que o Amazônia-1 esteja fora de controle, o caso pode ser revertido.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que é encarregado pelo satélite, ainda não se pronunciou sobre a possível avaria.

O Amazônia-1 foi lançado ao espaço no último domingo (28), com a missão de monitorar o desmatamento no norte do país. Em órbita sincronizada com o Sol, o satélite passa pelo Brasil a cada sete horas, uma ao meio dia e outra a meia noite. Para sua construção, foi necessário um investimento de R$ 380 milhões do governo brasileiro.