Breaking News

Covid-19: Corpos de vítimas estão sendo jogados no rio Ganges, aponta relatório. É o primeiro reconhecimento oficial da prática, que, segundo o documento, pode resultar da pobreza e do medo da doença em áreas remotas

 NA ÍNDIA

Corpos cremados nas margens do rio Ganges em Uttar Pradesh Foto: Reuters 

Covid-19: Corpos de vítimas estão sendo jogados no rio Ganges, aponta relatório

Corpos de vítimas da Covid-19 foram encontrados em alguns rios indianos, segundo um levantamento do governo obtido pela Reuters, o primeiro reconhecimento oficial da prática alarmante, que segundo o documento pode resultar da pobreza e do medo da doença em áreas remotas.

Imagens de cadáveres descendo o rio Ganges, considerado sagrado no hinduísmo, chocaram o país, que hoje sofre o pior aumento no número de casos de mortes e casos de Covid-19 do mundo.

Embora relatos da mídia tenham relacionado o aumento no número de corpos encontrados flutuando no rio e seus afluentes nos últimos dias à pandemia, o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, onde vivem 240 milhões de pessoas, até agora não revelou publicamente a causa das mortes.

"O governo tem informações de que os corpos daqueles que sucumbiram à Covid-19 ou a qualquer outra doença estão sendo jogados nos rios em vez de serem descartados de acordo com os rituais adequados", disse um alto funcionário do estado, Manoj Kumar Singh, no documento, datado de 14 de maio, para chefes de distrito. "Como resultado, corpos foram recuperados de rios em muitos lugares", continua.

Singh não respondeu ao pedido de comentários até o momento.

Neste sábado, o primeiro-ministro Narendra Modi pediu às autoridades que fortaleçam os recursos de saúde nas áreas rurais e aumentem a vigilância, visto que o vírus se espalha rapidamente nessas áreas após devastar as cidades.

Uttar Pradesh, lar de mais pessoas do que o Brasil ou o Paquistão, foi duramente atingido pelo segundo aumento dramático de casos da Covid-19 na Índia. Especialistas em saúde afirmam que muitos casos não são detectados nas aldeias de Uttar Pradesh, onde vive a maior parte da população.

No memorando aos chefes de distrito, Singh disse que a falta de fundos para comprar materiais como lenha para cremação, crenças religiosas em algumas comunidades e famílias que abandonaram as vítimas da Covid-19 por medo da doença estavam entre as razões prováveis para o aumento de despejos de corpos.

Ele pediu às autoridades locais que garantissem que nenhum corpo fosse jogado na água e disse que o governo estadual pagaria às famílias pobres dos mortos 5.000 rúpias (cerca de US$ 68 dólares ou R$ 358) cada para cremar ou enterrar os corpos. O estado também pediu à polícia que patrulhe rios para impedir a prática.

A Índia tem relatado oficialmente cerca de 4 mil mortes por dia pela doença há quase duas semanas, mas especialistas em saúde dizem que o número de vítimas é provavelmente muito maior devido a fatores como testes inadequados em áreas rurais.

O salto nas mortes em muitos lugares levou a atrasos nos crematórios e multiplicou o custo dos rituais funerários.

O porta-voz de Uttar Pradesh, Navneet Sehgal, negou neste sábado relatos da mídia local de que até 2 mil corpos de potenciais vítimas da Covid-19 foram recuperados de rios no estado e na vizinha Bihar nos últimos dias.


(Por