Projeção aponta RN com 3º maior crescimento do PIB entre estados brasileiros em 2021

 


O Rio Grande do Norte ficou na terceira colocação entre os estados com maior projeção de crescimento do Produto Interno Bruto em 2021, segundo levantamento da MB Associados.

A previsão de crescimento para o estado é de 4,37% - maior do Nordeste, acima da estimativa do crescimento nacional.

No entanto, o estado foge à regra, quando o assunto é o motivo da alta.

Segundo a consultoria, os estados cujas economias são atreladas ao agronegócio devem registrar um crescimento maior do que o nacional em 2021 e liderar a retomada da economia brasileira até 2022.

Porém, entre os primeiros colocados do ranking, Amazonas e Rio Grande do Norte são os únicos cuja projeção de crescimento não está relacionada diretamente ao agronegócio, e sim a uma base de comparação mais fraca, uma vez que registraram em 2020 um tombo maior que o do PIB do Brasil.

O maior crescimento deverá ser observado no Mato Grosso (4,97%) e o menor no Rio de Janeiro (2%). Para o PIB do Brasil a projeção é de um crescimento de 3,2%, após o tombo de 4,1% em 2020.

"A tendência que já temos visto nos últimos anos e que permanece é que estados com uma base de commodities fortes tendem a ter uma recuperação um pouco mais forte, como é o caso dos estados do Centro-Oeste especialmente", afirma o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale.

Sudeste e Nordeste na lanterna

O levantamento mostra ainda que, considerando os resultados oficiais desde 2010 e as projeções até 2022, os estados do Sudeste devem ter a menor taxa de crescimento acumulada.

Nesse quesito, o Rio Grande do Norte tem o 10º menor crescimento acumulado.

Os cinco primeiros colocados em crescimento deverão ser Mato Grosso, Piauı́, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul.

G1/RN


Jacó Costa. Tecnologia do Blogger.