Breaking News

Secretaria de Saúde do RN prevê começar a vacinar professores contra Covid-19 em 24 de maio. Plano foi apresentado na sexta-feira (14). Inicialmente terão prioridade os trabalhadores da educação da rede pública municipal e estadual.

 VACINAS PARA PROFESSORES

Ideia é profissionais da educação vacinados com parte da reserva técnica — Foto: Sandro Menezes 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou um plano de vacinação contra a Covid-19 para os professores e demais trabalhadores da educação do estado nesta sexta-feira (14). A proposta prevê que a vacinação desses profissionais seja iniciada no dia 24 de maio.

  O documento foi assinado pelo secretário de Saúde, Cipriano Maia, e pela presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN, Maria Eliza Garcia e apresentado à governadora Fátima Bezerra (PT).

A vacinação é mais uma iniciativa que visa o retorno das aulas presenciais na rede pública. Nesta semana, o governo apresentou o plano de retomada das aulas - sem especificar data - e previu o uso da reserva técnica de vacinas no estado imunizar os profissionais da educação.

 Na proposta apresentada nesta sexta-feira pela Secretaria de Saúde, essa medida foi reforçada. A ideia é utilizar 12.355 doses da reserva técnica do Estado, considerando as fases D1 e D2, da vacina Oxford/Astrazeneca para imunizar esses profissionais.

O plano prevê prioridade para os trabalhadores da educação da rede pública municipal e estadual, compreendendo professores e professoras que atuam em sala de aula, seguindo o escalonamento por idade de forma decrescente.

Em seguida serão contempladas as demais categorias laborais que exercem atividades nas dependências das unidades escolares públicas, como merendeira, pessoal administrativo, porteiros e ASG. Numa nova etapa, começa a imunização dos trabalhadores da rede privada.

"Como não temos vacinas para todo mundo nesse primeiro momento, a ideia é começar pelos professores da rede pública porque os alunos não tem ferramentas tecnológicas suficientes que permitam esse ensino a distância", explicou Kelly Lima, coordenadora de vigilância em Saúde da Sesap.

A Sesap encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a ampliação de doses de vacina contra a Covid-19 para contemplar os trabalhadores da educação no Rio Grande do Norte.

A ideia da Secretaria de Saúde é aplicar a vacina no próprio município em que o trabalhador da educação reside, mediante comprovação de vínculo empregatício.

O plano apresentado nesta sexta reforça a dificuldade da rede pública educacional de avançar nas ações de ensino a distância e lembra de um inquérito sorológico que apontou que 18% das crianças testadas apresentaram contato com o coronavírus.

Dessa forma, a comissão considera imprescindível a imunização de trabalhadores em creches, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A ideia do Rio Grande do Norte é seguir a iniciativa de outros estados, como São Paulo e Espírito Santo, que já iniciaram a vacinação nos profissionais da educação antes mesmo desse grupo ser incluído na atual fase de imunização no plano nacional. Ainda em janeiro, a governadora Fátima Bezerra (PT) chegou a enviar um ofício ao presidente Jair Bolsonaro pedindo a inclusão desse grupo no PNI.

  “É algo muito importante, diante da necessidade de reabertura das escolas. E nossa defesa tem sido, desde o início, a importância da imunização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação para uma retomada das aulas presenciais de forma segura para todos", disse a governadora Fátima Bezerra.

A coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunização (PNI), Franciele Francinato, disse no fim de abril que a ideia era começar a vacinar os trabalhadores da educação a partir de junho. Em outras oportunidades, o Ministério da Saúde também explicou que a orientação é que estados e municípios sigam à risca o operacionalização da vacinação contra a Covid-19, mas que eles têm autonomia para gerir as prioridades levando em consideração a realidade de cada local. 


(Por G1 RN)