Breaking News

Mourão diz que Brasil não é 'república de bananas' e que haverá eleição mesmo sem voto impresso

 O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quinta-feira (22) que é “lógico” que haverá eleições no Brasil em 2022, mesmo que não seja aprovada a proposta do voto impresso, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo o vice, o Brasil não é uma “república de bananas”.


'Quem vai proibir a eleição no Brasil?', questionou o vice-presidente. Jornal 'O Estado de S. Paulo' relatou ameaça do ministro da Defesa contra as eleições caso o voto impresso não seja aprovado; ministro negou.


Mourão deu a declaração em entrevista ao chegar ao Palácio do Planalto, no início da tarde.

Ele comentou reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo", que relatou uma ameaça do ministro da Defesa, Braga Netto, ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Segundo o jornal, Braga Netto teria enviado a Lira o recado de que não haveria eleições no ano que vem se o voto impresso não fosse aprovado.

Braga Netto negou que tenha feito a ameaça. Ele disse ainda que "as Forças Armadas atuam sempre e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição".


O vice-presidente Hamilton Mourão — Foto: Guilherme Mazui/G1


Ao afirmar que vai ter a eleição no ano que vem, Mourão ainda questionou: "Quem vai proibir?"

“É lógico que vai ter eleição. Quem é que vai proibir eleição no Brasil? Por favor, gente, isso aí... Nós não somos república de banana”, disse o vice-presidente.


Voto impresso

O voto impresso é uma das principais causas atualmente defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contestam o presidente e afirmam que o sistema eleitoral no país é seguro, moderno e auditável.

Bolsonaro reclama de possibilidade de fraude nas eleições, mas não apresenta provas. 

Na comissão da Câmara que analisa um projeto para o voto impresso, a tendência é de derrota do texto. Partidos políticos se manifestaram conjuntamente contra a proposta.