Breaking News

Serra do Mel-RN Outubro Rosa: audiência pública realizada na Câmara municipal debate prevenção, rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama


A campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, foi pauta de audiência pública realizada nesta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Vereadores de Serra do Mel.

O evento contou com a presença do Presidente da Câmara municipal Thiago Freitas e dos vereadores Eney Moura, Benigno Moura, vereadora Netinha, Irma Lúcia, Francisca Veras e contou também com a presença do Dr. Bernardo.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo só no ano passado, com o maior índice de mortes, mas com alta chance de cura quando descoberto precocemente.

E Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), houve queda de 70% na presença de mulheres nas unidades hospitalares desde março de 2020, quando teve início da pandemia de covid-19. De janeiro a julho de 2020, conforme reportagem da Agência Brasil, o número de mamografias realizadas caiu 45% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Câncer de Mama, em parceria com a SBM.

Finalizando a audiência o Médico Dr. Bernardo ressaltou, “eu acredito que todos vamos sair muito melhor daqui hoje com esse debate, como Médico sei da importância do diagnóstico precoce no câncer de mama e do tratamento em tempo hábil, afirmou Dr. Bernardo

 Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.


O objetivo do Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.