Breaking News

Com situação de seca em 100% do RN, Serra do Mel e Paraná finalmente e reconhecido pela CAEN que os dois município estão em colapso

Com uma seca que atinge 100% do seu território, o Rio Grande do Norte tem 69 municípios em rodízio no abastecimento de água e dois em colapso, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern).

O número representa quase metade do total de 152 cidades abastecidas pela empresa.

De acordo com o superintendente de Operação e Manutenção da Caern, Ricardo Barros, o problema é causado principalmente pela falta de chuvas. A situação atinge principalmente as cidades do interior do estado.
Essa situação está bem relacionada com a frustração no índice de precipitação recente, do último período chuvoso
— Ricardo Barros, superintendente de Operação e Manutenção da Caern

De acordo com ele, o esquema de rodízio funciona com a oferta e paralisação do abastecimento em dias e horários definidos, mas que mudam de acordo com cada realidade.

“Se busca dividir a água existente entre os municípios que dependem daquele sistema específico e também preservar o máximo possível essa água disponível”, apontou.

Já o colapso ocorre quando a companhia não tem mais condições de ofertar água para determinada localidade. De acordo com o superintendente, atualmente, as cidades em colapso são Paraná e parte de Serra do Mel.