Breaking News

Serra do Mel realiza mais uma aula de campo e discute revitalização da cajucultura


A Administração Municipal de Serra do Mel, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vem a cada dia viabilizando parcerias com o objetivo de revitalizar a cajucultura.

Nesse sentido, no dia de ontem, 10, o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PL), participou de aula de campo que contou com produtores dos municípios de Porto do Mangue, Mossoró, Areia Branca e Serra do Mel, que fazem parte do Comitê Gestor Territorial da Cajucultura.

O prefeito Bibiano ressaltou que o município sempre esteve e continuará empenhando em buscar o que for melhor para revitalizar e aumentar a colheita do caju e da castanha.

“A gestão estará sempre ao lado do agricultor e pronta para ajudar no que for possível, principalmente junto aos nossos parceiros para buscar soluções para revitalizar e aumentar a produção do caju e da castanha”, ressaltou Bibiano.

De acordo com Sérgio Freire, agente de desenvolvimento do programa Prodeter do Banco do Nordeste, no momento atual é importante que as coisas caminhem mais uniforme, principalmente na coleta do solo.

Nesse mesmo sentido é a defesa do engenheiro agrônomo Saulo Samuel, do município de Caraúbas, que é doutor em solo e manejo de água. Ele ressaltou a necessidade de se ter os cuidados na coleta do solo, recomendou a reposição do solo, adubação de um modo geral

Saulo Samuel também ressaltou a necessidade de se fazer a adubação foliar, também conhecida por calagem, que é a adição de calcário ou cal virgem ao solo com o objetivo de reduzir a acidez e fornecer nutrientes para as plantas, como os íons cálcio e magnésio e vai ajudar a planta a se desenvolver.

Para a secretária municipal de Agricultura, Andréa Vicente, a aula de campo foi muito importante e demonstra o quanto o município e os parceiros estão envolvidos em buscar soluções para a revitalização da cajucultura.

O município de Serra do Mel tem recebido total apoio do Banco do Nordeste, do Sebrae, Emater que participam das aulas de campo, bem como da coleta de solo para análise, que foi, mais uma vez, o que ocorreu no dia de ontem.