Breaking News

HOMEM FAZIA PROVA PARA CNH NO LUGAR DE CANDIDATOS EM ESQUEMA NO DETRAN-RN; 4 FORAM PRESOS E 3 JÁ ESTÃO LIBERADOS

Foto:Ilustrativa/ Reprodução/Detran/RN

 A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou no fim da tarde desta sexta-feira (11) detalhes da operação que desmontou um esquema de fraude na emissão de carteiras de motorista no Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Em nota, a Polícia Civil informou que agentes da Delegacia Especializada de Defesa do Patrimônio Público e do Combate à Corrupção (Deccor) prenderam quatro suspeitos por práticas de crimes em aplicações de provas teóricas do Detran na unidade do Shopping Via Direta. Eles foram autuados em flagrante delito pela suspeita das práticas dos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e prevaricação.

Segundo as investigações, um suspeito com a conivência de servidores do órgão, ocupava o local de aplicação da prova do verdadeiro candidato, que era dispensado ainda com a prova em curso. No decorrer do trabalho investigativo, foram identificados três servidores e um terceirizado (que já trabalhou naquela autarquia).

As investigações começaram no início de fevereiro, com a direção do Detran-RN oficiando à polícia com imagens de locais de prova. Ainda de acordo com as investigações, a verificação de documentos oficiais nas provas, mediante a presença do suspeito fraudador, era feita somente do verdadeiro candidato. O suspeito que ficava para realizar a prova falsamente já costumava ficar no local, aguardando o momento de entrar na sala e dar continuidade à prova de forma indevida.

Para o verdadeiro candidato ser dispensado, não havia justificativa. Conforme constatou a investigação, ele simplesmente recebia um sinal de um servidor do Detran e saia da sala antes de acabar a prova, momento em que o falso candidato atuava na conclusão do exame teórico. As investigações sinalizaram que este esquema de fraude era praticado há, aproximadamente, três meses.

Os quatro suspeitos foram conduzidos até a delegacia. Três pagaram fiança e foram liberados e um dos suspeitos foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

98FM Natal