Breaking News

MARINHA DA UCRÂNIA AFUNDA O SEU PRINCIPAL NAVIO PARA IMPEDIR CAPTURA

Foto: Reprodução/ Twitter The Kyiv Independent

Tropas russas entraram pela primeira vez na cidade portuária de Mykolaiv, no Mar Negro, na Ucrânia, disseram autoridades regionais nesta sexta-feira, em mais um avanço da ofensiva do eixo Sul, onde as forças invasoras têm obtido as suas maiores vitórias até agora. A cidade ainda não foi tomada, mas está sob bombardeio. O principal navio de guerra da Ucrânia foi afundado no Mar Negro por sua própria Marinha para impedir a captura pelas forças inimigas.

Em um vídeo compartilhado online, o governador de Mykolaiv, Vitaliy Kim, disse que há combates em andamento em partes da cidade, para expulsar os soldados russos que adentraram no território e impedir a sua captura. Ele pediu para a população “não entrar em pânico” e para “mulheres e crianças permanecerem em casa”.

Mykolaiv, de 475 mil habitantes, fica a 68 km a oeste de Kherson, o maior centro urbano tomado pela Rússia até agora, e ocupa uma posição estratégica no mapa.

A 110 km a leste de Mykholaiv está Odessa, a terceira maior cidade da Ucrânia, bem próxima da fronteira com a Moldávia.

Se conseguirem chegar até esta cidade — atualmente um balneário de férias da população russa, mas historicamente famosa por sua arquitetura mais mediterrânea do que russa, com influências de Art Nouveau, do Renascimento e do Classicismo — a Rússia terá capturado virtualmente todo o Sul da Ucrânia e barrado completamente o acesso da capital ao Mar Negro.

Por ora, a ofensiva contra Odessa permanece em preparação, enquanto aeronaves conduzem ataques aéreos. Há registros de uma frota naval relatada em suas proximidades, e a estratégia deve envolver um desembarque de tropas de assalto russas em seus arredores.

Na quinta-feira, aviões russos atacaram posições como depósitos da artilharia ucraniana perto de Odessa.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov, confirmou que a Marinha ucraniana afundou  na quinta-feira a sua própria fragata Hetman Sahaidachny, o maior navio de guerra da Ucrânia, que passava por consertos no porto de Mykolaiv, para evitar uma possível captura.

“O comandante do navio-chefe da Marinha ucraniana seguiu a ordem de inundar o navio para que a fragata Hetman Sahaidachny, que estava em reparo, não caísse nas mãos do inimigo. É difícil imaginar uma decisão mais difícil para um soldado e tripulação corajosos”, escreveu Reznikov no Facebook na sexta-feira.

Embora a fragata da classe Krivak III/Menzhinskiy não represente uma grande ameaça para os russos, ela é a principal embarcação da frota da Marinha ucraniana. Sua captura por forças russas seria uma importante peça de propaganda.

Os avanços sobre o Sul, juntamente com a utilização por parte da Rússia de artilharia mais agressiva e de ataques aéreos a centros urbanos, têm diminuído o otimismo sobre a capacidade da Ucrânia de aguentar por muito tempo a resistência que tem oferecido até agora.

O Globo