Breaking News

Com nova lei em vigor, Etanol segue tendência da gasolina e tem preço reduzido nas bombas

- A nova redução do preço do etanol hidratado (álcool) nos postos de combustíveis se deve, em grande parte, à Lei 14.292/2022 que permitiu a venda direta das usinas aos postos de combustíveis, eliminando-se a intermediação das distribuidoras, escreveu Bolsonaro em seu Twitter, e prosseguiu,
- Além dos estados do Nordeste, os mais beneficiados com a queda dos preços são São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, exatamente por serem os maiores produtores de cana voltada ao etanol.
- Em alguns estados o etanol já se encontra abaixo de R$ 4,00 o litro. Outro fator que puxou para baixo o preço foi a concorrência com a gasolina, que teve sua carga tributária também diminuída por lei federal.

A lei citada pelo presidente só passou a vigorar desde que o senado promulgou a MP 1.100/2022, medida proposta pelo poder executivo que, além de permitir a venda direta aos postos, regulamentou a tributação de PIS/Pasep e Cofins sobre as transações nessa modalidade e também na venda de etanol para o varejo por cooperativas. A MP foi aprovada em 8 de junho deste ano, com o texto original.

A redução do preço do Etanol também ocorre após a confirmação dos governos estaduais de redução da alíquota do ICMS, conforme legislação recente também aprovada pelo Congresso Nacional.

Apesar da resistência de alguns e até mesmo da tentativa de judicialização, todos os estados e o Distrito Federal já anunciaram a redução do ICMS, cujo teto de cobrança varia, agora, entre 17% e 18%.

O mesmo acontece com energia, transportes coletivos, gás natural e comunicações.

Assim, Jair Bolsonaro, com muito jogo de cintura, diálogo e firmeza, vai conseguindo implantar o que prometeu ao longo de seu mandato, reduzindo diferenças e buscando o melhor caminho para que todos os setores do país se desenvolvam oferecendo a devida contrapartida à sociedade.