Breaking News

DEBATE NA BAND: Bolsonaro é o pior e Simone Tebet a melhor – Análise do blog

Depois de assistir o primeiro debate entre os presidenciáveis na Band, não pude deixar de trazer as minhas impressões e analises.

De forma sintética, trago aqui um pouco do que foi o debate.

Pra começar, o modelo não foi exatamente o ideal, mas levando-se em consideração a grande quantidade de candidatos participantes (06 no total, creio que foi o melhor que se pôde fazer. Os candidatos foram: Lula [PT], Bolsonaro [PL], Soraya Thronicke [União] Ciro Gomes [PDT], Simone Tebet [MDB] e Luiz Felipe d’Ávila [Novo].

Bolsonaro começou bem, e fez uma pergunta que causou impacto, logo de cara, a Lula. O ex-presidente sentiu o impacto do tema “corrupção” e tentou se esquivar. Por sua vez, Bolsonaro se saiu bem, apesar de não ter gerenciado bem o tempo. E esse foi o melhor momento para o atual presidente, que a partir dai, começou se perder.

Simone Tebet teve uma ótima oportunidade, mais uma vez, de se destacar e aparecer para o Brasil, onde a grande maioria da população ainda não a conhece. Ela se saiu bem ao confrontar Bolsonaro, e aliviou um pouco com Lula, pois sabe que estarão juntos num eventual segundo turno da disputa.

Soraya também se saiu bem, com boa iniciativa e uma ideia bem sólida: “Imposto único”. (Só não se isso vai ser possível).

Ciro poderia ter se saído melhor. Trocou farpas com Bolsonaro e chegou a atacar Lula, que por sua vez, não revidou, preferindo tentar a reaproximação com Gomes, que riu.

Felipe d’Ávila por sua vez, usou linguagem mais técnica e mostrou que estava preparado para o debate. Não conseguir ir muito fundo em questões de projetos exatamente pelo fato do modelo do debate. Ciro sofreu do mesmo problema.

O pior momento para Bolsonaro foi quando ele atacou a jornalista, o que o levou a entrar em conflito com o seu principal ponto fraco: as mulheres. A partir desse momento ele se desestabilizou. Perdeu o controle e foi confrontado pelas duas mulheres candidatas e pelos outros.

Quem se saiu pior: Bolsonaro, com certeza. É tanto que ele foi embora sem falar com os repórteres, logo ao terminar o debate.

Que se sai melhor: Simone Tebet. Tranquila e racional, sem ter nada para ser confrontada, conseguiu ser melhor do que o próprio Ciro.

Lula se saiu razoável. Poderia ter sido melhor, mas ainda conseguiu apresentar bons argumentos.

Agora é esperar o próximo debate.