Breaking News

Exatus Senado: Carlos Eduardo continua na liderança com 22,5%; Rogério Marinho tem 15,75%



A pesquisa do Instituto EXATUS/AGORA RN também quis saber a intenção de voto do eleitor potiguar para o Senado Federal, lembrando que na eleição deste ano só tem uma vaga para a senadoria. E se o pleito fosse hoje, o candidato da Coligação ‘O Melhor Vai Começar!’, Carlos Eduardo Alves (PDT) seria o eleito, ele tem 22,50% da preferência do eleitor do RN. Na pesquisa EXATUS anterior, divulgada em 11 de agosto, o pedetista apareceu com 23% da intenção de voto dos potiguares. Houve uma leve queda, dentro da margem de erro.

Na segunda colocação aparece o candidato Rogério Marinho (PL) – que teve, recentemente, um parecer técnico preliminar do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) recomendando a reprovação de suas contas quando o mesmo foi presidente da Câmara Municipal de Natal em 2006. Ele tem 15,75% da preferência do eleitorado. Na pesquisa anterior, o ex-ministro aparecia com 18,75%, houve uma queda de 3 pontos percentuais.

O deputado federal Rafael Motta, candidato ao Senado pelo PSB, continua na terceira colocação em relação à pesquisa anterior. Rafael Motta obteve 9,05% dos votos dos eleitores entrevistados. Na pesquisa anterior, o socialista apareceu com 9,4%.

Os demais candidatos que buscam um assento no Senado Federal: Pastor Silvestre (PMN), Dario Barbosa (PSTU), Freitas Jr (PSOL), Geraldo Pinho (Podemos), Marcelo Guerreiro (PRTB), Marcos do MLB (UP), Shirlei Medeiros (DC) tiveram menos de 1% da intenção de voto. Não sabem/não responderam somam 31,65% (na pesquisa anterior o índice foi de 23,7%). Ninguém, branco e nulo representam 18,25% (contra 22,6%).


Rejeição

A pesquisa EXATUS também quis saber em qual candidato ao Senado Federal o eleitor potiguar jamais votaria. O ex-ministro Rogério Marinho aparece no primeiro lugar da lista com 13,90%. Em segundo está o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves com 13,60%. Há empate técnico entre os dois. Rafael Motta vem com 2,80% de índice de rejeição, Pastor Silvestre aparece com 1%. Os demais candidatos ao Senado Federal ficaram com menos de 1%. Não sabe, não respondeu representaram 41,60%; e ninguém, branco ou nulo com 25,05%.

A pesquisa EXATUS ouviu, de forma presencial, 2 mil eleitores entre os dias 26 e 29, em 60 municípios do RN. A margem de erro é de 2,1% para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi registra no Tribunal Superior Eleitoral sob o número: BR-06615/2022, e no Tribunal Regional Eleitoral do RN sob número: RN-01274/2022

Agora RN