Breaking News

MOSSORÓ: Rosalbismo foi o grupo que saiu mais enfraquecido nas eleições 2022

 


Foto: Reprodução

Conforme análise do Blog Saulo Vale, o grupo da ex-prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP), saiu com o pior cenário das eleições gerais de 2022.

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas), sobrinho-afim de Rosalba, não conseguiu sua reeleição. Ele e Larissa Rosado, vereadora de Mossoró, eram os únicos que detinham mandato neste agrupamento, após a derrota de Rosalba para Allyson nas eleições municipais de 2020.

Para a sobrevivência do grupo, Beto não podia ter deixado de vencer a eleição.

Só para se ter uma ideia, em Mossoró, Beto teve apenas 11.136 votos, ficando em terceiro lugar, atrás de Lawrence Amorim (Solidariedade), candidato de Allyson, que computou 33.303 votos, e de Pablo Aires (PSB), que chegou a 14.997 votos. 

A votação para Beto, em Mossoró, seu principal colégio eleitoral, onde Rosalba foi prefeita quatro vezes, não foi nada favorável. No RN, Beto teve expressivos 83.968 votos, graças ao desempenho em outros municípios. A votação não foi suficiente à sua reeleição, devido o partido não ter atingido o quociente eleitoral.

Para estadual, Rosalba apoiou dois nomes: Anax Vale (União Brasil) e Jorge do Rosário (Avante).

Os dois não foram eleitos e não lideraram os votos em Mossoró. Jorge ficou em 4º lugar no município, com 6.861 votos, atrás de Jadson Rolim (Solidariedade), candidato do prefeito Allyson, Tony Fernandes (Solidariedade) e Isolda Dantas (PT). Anax ficou em 11º lugar, com 2.980 votos.