Breaking News

Prefeitura realiza ações do Outubro Rosa no Centro Administrativo

 








Em celebração ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Serra do Mel, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando acoes de prevenção em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs), durante todo o mês.

Nesta terça-feira, 11, as ações chegaram até servidores do município, atendidos no Centro Administrativo, que participaram de ginástica laboral, roda de conversa sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero, com as enfermeira Rayssa e o médico Alcivan.

Também participaram de oficina sobre alimentação saudável, valorização da mulher e em seguida de um cofre break. 

De acordo com a secretária de saúde, Anacelia Freire, ações como massoterapia e ventosaterapia, auricoterapia, aferição da pressão e glicose, vacina Covid-19 (3ª e 4ª dose) e influenza e solicitação de mamografia e ultrassonografia mamária. 

“O objetivo é atender, preferencialmente, mulheres que estão com preventivo em atraso, ou seja, realizado pela ultima vez há mais de 3 anos. 

A secretária ressaltou a importância de todas às mulheres buscarem o atendimento. “Temos que informar que este trabalho ocorrente todo o ano, mas especialmente neste mês, onde se foca mais neste atendimento, trabalhando e conscientizando quanto à prevenção, bem como em caso de diagnóstico precoce o aumento expressivo das chances de o tratamento ser mais rápido e bem sucedido”, enfatizou a secretária. 

De acordo com o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PL), o objetivo é que este mês, que terá o Dia D, seja marcado por uma procura maior.

“Mulheres, tirem esse mês para cuidar melhor de vocês, por vocês e por todas aquelas pessoas que vocês amam”, observou o prefeito. 

A primeira-dama e secretária de educação, Milane Azevedo, que esteve participando da ação, ressaltou a importância do Outubro Rosa, bem como sobre as orientações sobre a saude da mulher de modo geral.  

“Precisamos, a cada dia, nos estimular à essa luta e prevenção contra o câncer de mama, com informações sobre o autocuidado, prevenção e exames de rotina”, observou a secretária de educação.