Breaking News

ABC vai lucrar com a negociação do lateral Ayrton Lucas com o Flamengo

 

Com o acordo entre Flamengo e o Spartak Moscou pela compra em definitivo do lateral Ayrton Lucas, estimado em sete milhões de euros (cerca de R$ 39 milhões), o ABC de Natal deve receber uma parcela do valor final da venda, por ser um dos clubes formadores, como preconiza o mecanismo de solidariedade da FIFA para transferências internacionais.

O jogador chegou ao Flamengo em março. Ele atuou como titular na maioria dos jogos do Brasileirão e teve bom desempenho na conquista do título  da Libertadores deste ano — ao vencer o Atlético Paranaense por 1 a 0. Durante a temporada, ele disputou 41 partidas e marcou dois gols.

A Fifa delimita que 5% da negociação seja dividida entre os clubes formadores. O mecanismo de solidariedade é dividido por todos os clubes pelos quais o jogador passou entre os 12 e 23 anos de idade. Pelo ABC, o lateral atuou entre 2013 e 2014. Além do clube potiguar, Ayrton passou também por Madureira, Londrina e Fluminense. Em 2019, às vésperas dos 23 anos, ele se transferiu para a Rússia.