Breaking News

5% das bombas de combustível fiscalizadas no RN em 2022 apresentou irregularidades

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN), órgão delegado do Inmetro, realizou, de janeiro a dezembro de 2022, mais de 190 mil ações de verificação e fiscalização de diversos itens regulamentados nas três áreas de atuação da instituição: Verificação da Conformidade, Instrumentos, e Pré-Medidos.

As ações visam garantir o cumprimento da legislação referente a qualidade e a segurança de diversos produtos e serviços como: bombas de combustíveis, sistema de medição de GNV, balanças, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), radares e cronotacógrafos. 

Além de produtos pré-medidos e produtos certificados com o selo do Inmetro como: brinquedos, extintores de incêndio, fios e cabos elétricos, materiais escolares, eletrodomésticos, produtos têxteis, entre outros.

No total foram 190.437 itens fiscalizados divididos em 5355 bombas de combustíveis, 4695 balanças, 2147 taxímetros, 487 medidas de volume, 445 esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), 160 medidores de velocidade (radares eletrônicos), 120 sistemas de medição de GNV, entre outros.

Dentre os instrumentos verificados, o que apresentou mais irregularidades em relação aos requisitos exigidos pelo Inmetro foram as bombas de combustível com irregularidades em aproximadamente de 5% das verificações. 

O segundo item com mais erros foram as balanças que apresentaram diferenças nas medições em cerca de 3% dos instrumentos fiscalizados.

Foto: IPEM RN