Breaking News

Com apoio de 20 partidos, Lira é favorito na Câmara

 

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está a poucos dias de ser reconduzido ao cargo nas eleições marcada para 1º de fevereiro. Ele reuniu apoio de 20 partidos, que somam 496 deputados. Seu único adversário na disputa é o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).

A última adição para a lista de siglas que o apoiam foi o Avante, partido com 7 pessoas na bancada. No início de janeiro, a sigla ainda não havia decidido se apoiaria o deputado alagoano. Aliados de Lira contam que ele passará dos 400 votos favoráveis com certa facilidade. A votação, no entanto, é secreta. É comum que haja traições, ou seja, que nem todos os congressistas sigam as orientações dos partidos.

Lira começou a agregar apoios em novembro de 2022. Além do seu partido, o PP, e do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, conseguiu antecipar os endossos do União Brasil, que terá a 3ª maior bancada da Casa, Republicanos, Podemos e PSC.

Em meio às tratativas para aprovar a PEC fura-teto, o PT, partido de Luiz Inácio Lula da Silva, e o PSB, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, oficializaram o apoio à reeleição de Lira.

Poder360