Breaking News

Porto do Mangue-RN Secretaria de Agricultura e a cooperativa Cooapesca, juntamente com o Banco do Nordeste (BNB) e a Direção do Presídio Agrícola Mário Negócio, realizou a entrega oficial das mudas de cajueiro.




A cerimônia contou com a presença do Prefeito Sael Melo, o presidente da câmara de vereadores Júnior Bola, Maria Patrícia (presidente da Cooapesca), Rodolfo Saldanha (diretor do presídio Mário Negócio), Sérgio (agente de desenvolvimento da Prodeter Cajucultura do BNB), Agnelio (gerente estadual de desenvolvimento territorial), Ricardo (agente de desenvolvimento da Agência de Assu), e dos secretários Damião Lopes (Agricultura), Rafael Nascimento (Finanças), Raniery Filho (Chefe de Gabinete), Flávio Felipe (agente de desenvolvimento e Secretário de Turismo), Neneu (presidente do STR) e do extensionista da Emater Raimundo Luciano.

Já foram entregues 15 mil mudas na agrovila Carajás do P.A. Planalto do Mel. O restante será entregue na próxima semana.

Continua lendo pra ficar mais por dentro do assunto 

Essa ação é parte do Projeto de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) Cajucultura. Esse projeto chegou em Porto do Mangue em janeiro de 2021, sob a coordenação do Agente de Desenvolvimento Sérgio Freire, e desde então, nosso município tem se envolvido ativamente em todas as atividades do Território Açu Mossoró Norte, que engloba os municípios de Areia Branca, Mossoró, Serra do Mel e Porto do Mangue.

Ao longo desse período, foram realizadas diversas atividades com foco na inovação e tecnologia em todas as fases da cadeia produtiva da Cajucultura, tais como:

👉 O uso do hidrogel, que reduziu a mortalidade das mudas em mais de 70% no primeiro ano;
👉 A utilização de defensivos agroecológicos, reduzindo a dependência de defensivos químicos;
👉 A aplicação de arbolina, que elevou a produtividade em mais de 40%.

Além disso, foram realizadas visitas técnicas à EMBRAPA e ao INSA, bem como diversos dias de campo para disseminar conhecimento e difundir tecnologia entre os produtores locais. 

O prefeito Sael Melo foi entrevistado pela equipe do  Banco do Nordeste (BNB) a respeito da entrega de mudas de cajueiro que aconteceu ontem na Vila Carajás do P.A. Planalto do Mel, em Porto do Mangue.