WhatsApp ilimitado com os dias contados
Tim, Vivo e Claro estudam dar um fim à política de acesso ilimitado ao WhatsApp, informa a Folha. O uso sem limites de dados da principal ferramenta de troca de mensagens no país ajudou a alavancar as vendas das empresas de telefonia, mas a estratégia não se sustenta economicamente, principalmente após os investimentos feitos pelas companhias no 5G.
A Vivo confirmou à Folha que pretende reduzir os aplicativos de livre acesso — além do WhatsApp, a empresa também tem planos com o Waze liberado, por exemplo. “Cada vez mais nós temos diminuído a oferta de aplicativos com uso ilimitado para o mercado, porque entendemos que existe a necessidade de remunerar o investimento feito na rede”, disse ao Broadcast, do Estadão, o vice-presidente de negócios da Vivo, Alex Salgado.
O diretor de receitas da TIM, Fábio Avellar, falou em prejuízo, ao mesmo Broadcast, ao comentar o tráfego não remunerado. Além disso, o presidente do grupo Claro Brasil, José Felix, chamou a estratégia de erro em evento de inovação em telecomunicações no mês passado.
Pelo jeito, o brasileiro terá de mudar de hábitos — ou abrir a carteira.
O Antagonista