Breaking News

IERN em Areia Branca reforça expansão da educação técnica no RN

Para a governadora Fátima Bezerra, o IERN é símbolo de sua luta pela geração de oportunidades para os jovens

O Governo do Estado segue firme no compromisso com a valorização da educação pública e o fortalecimento da formação técnica da juventude potiguar. Nesta quinta-feira, 25, em solenidade oficial, a governadora Fátima Bezerra (PT) inaugurou o Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do RN (IERN) no município de Areia Branca, na Região Oeste, que homenageará o professor Raimundo Lacerda (in memoriam).

O ato integra a agenda de ações institucionais promovidas pelo governo estadual instalado em Mossoró entre 25 e 28 de setembro.

Para a governadora Fátima Bezerra, o IERN é símbolo de sua luta pela geração de oportunidades para os jovens: “Não há nada mais gratificante do que sonhar, lutar juntos e transformar esses sonhos em realidade. A entrega do IERN de Areia Branca, que leva o nome do professor Lacerda, é uma conquista muito especial para o povo desta região. Essa luta começou há muitos anos, ainda quando fui deputada federal e trabalhei pela expansão da educação profissional e tecnológica em todo o Brasil, garantindo que o estado fosse um dos estados mais contemplados com institutos federais. Hoje, como governadora, tive a oportunidade de retomar esse compromisso com a criação de 12 IERNs, e Areia Branca não poderia ficar de fora”, celebrou.

O Governo do Estado já entregou dez Institutos Estaduais de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação (IERNs). Além de Areia Branca, estão em pleno funcionamento as unidades de Natal, Campo Grande, Jardim de Piranhas, Alexandria, Tangará e Santana do Matos, que se somam às três escolas federalizadas — em Umarizal, São Miguel e Touros —, totalizando dez instituições integradas à rede estadual de ensino. A próxima inauguração será em Mossoró, que contará com a 11ª unidade, enquanto o instituto de São José de Mipibu encontra-se em fase de elaboração do edital de construção.

Ainda durante a solenidade, a governadora anunciou a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Areia Branca. A cidade, que já conta com uma ambulância básica, receberá uma ambulância de suporte avançado (UTI móvel), ampliando também a cobertura para Serra do Mel. O planejamento é que o aumento do serviço seja efetivado até o fim do ano. A ação é parte da iniciativa do Governo do Estado, em parceria com os municípios e o Governo Federal, para que o Samu RN chegue a uma cobertura de 100% dos municípios.

Parceria

O prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza” (União Brasil), ressaltou a parceria fundamental com o Governo do Estado para a criação do novo instituto: “Este é um dia histórico para Areia Branca. Em parceria com o Governo do Estado, com papel decisivo da governadora Fátima Bezerra, já garantimos mais de R$ 70 milhões em investimentos, incluindo o gasoduto, a escola de tempo integral, a adutora da Costa Branca e o saneamento básico. Estamos construindo um futuro melhor para nossa cidade e para toda a região”.

“A definição dos cursos deste IERN foi fruto de um processo democrático: ouvimos estudantes do 9º ano, setores da sociedade e o empresariado local, para garantir que a oferta dialogue com as demandas reais da região. Assim, este instituto se consolida como um espaço de oportunidades e de futuro para a juventude de Areia Branca e do Oeste potiguar”, descreveu a secretária de Educação, Socorro Batista.

O secretário Cadu Xavier salientou que a chegada do novo instituto é fruto de um esforço coletivo do Governo: “Esses resultados mostram que o trabalho integrado do governo está transformando a vida da população em várias frentes, do campo à cidade, da sala de aula às estradas, da segurança à geração de emprego e renda”.

Fotos internas: Joana Lima

Fotos aéreas: Carmem Felix