Breaking News

Cerca de 150 mil pessoas participaram da procissão de Santa Luzia, em Mossoró

 

Com a presença de aproximadamente 150 mil pessoas, chegaram ao fim as comemorações em homenagem à Santa Luzia, padroeira de Mossoró. A governadora Fátima Bezerra acompanhou a tradicional procissão com a imagem da santa, na segunda-feira (13), que desceu a avenida Dutra saindo da Capela de Mãe Rainha, no bairro Ulrick Graff, com destino à Catedral, no Centro da Cidade. No calendário da Igreja Católica, o dia 13 de dezembro é o Dia de Santa Luzia, protetora dos olhos - invocada, principalmente, nas orações para a cura das doenças dos olhos e cegueira.

Esperada durante o ano inteiro por seus fiéis, a Festa de Santa Luzia movimenta toda a cidade de Mossoró, atraindo centenas de pessoas, povoando a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte e agitando o comércio local. É uma demonstração de renovação da fé e uma grande oportunidade de louvor à santa padroeira.

A primeira procissão de encerramento ocorreu ainda durante a madrugada de hoje, à meia noite. É a conhecida Procissão da Luz, quando a imagem oficial de Santa Luzia é conduzida para a Matriz de São José, em alusão ao ano dedicado ao santo. A festa teve início no último dia 03 com extensa programação, como as tradicionais comemorações ocorridas no final de semana – o V Caminhoneiros da Luz, a XII Pedalada da Luz, a XIII Motorromaria e a II Revoada da Luz.

A festa voltou ao formato presencial após a realização de parte da programação no formato virtual em 2020, em função da pandemia da covid-19. Novenas também voltaram a ser realizadas diariamente. Uma das novidades da festa foi um estande de vacinação contra a covid que funcionou até domingo (12).

A governadora Fátima Bezerra disse que é sempre oportuno prestar solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos para a covid-19. "Mas também viemos celebrar, sob as bênçãos de Santa Luzia, esse momento que estamos vivendo. Graças ao avanço da vacinação estamos hoje todos e todas aqui, movidos pelo senso de responsabilidade, atentos aos protocolos sanitários, que ainda se fazem necessários", disse emocionada, parabenizando o Padre Flávio Melo, o bispo Dom Mariano Manzana, todo o clero, as pastorais, e as equipes pelo empenho e dedicação por mais uma vez proporcionar uma jornada de fé tão bonita que é a festa de Santa Luzia.

Durante a festa é possível ver pessoas pagando promessas e vestidas de Luzia, usando vermelho e verde, cores representativas da santa. Além das atividades culturais e religiosas tradicionais, Pedro Florentino lembrou que há ano em que médicos oftalmologistas são chamados para atender a população com consultas grátis e obtenção de óculos para pessoas carentes. Destacou ainda as caravanas, que vêm de outros municípios e de outros estados, como a Paraíba e o Ceará – as romarias, que são acolhidas pela paróquia de Santa Luzia que tem 179 anos de história.