Breaking News

Com 5 deputadas eleitas, Assembleia Legislativa do RN terá maior representatividade feminina da história

 

Eudiane Macedo (PV), Divaneide (PT), Terezinha Maia (PL), Isolda Dantas (PT), Cristiane Dantas (SD). Foto: Divulgação.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai contar com a presença de cinco mulheres como deputadas a partir do próximo ano - a maior bancada feminina da história na Casa. O número representa um acréscimo de duas parlamentares em relação à atual legislatura.

Para as eleitas, embora seja um avanço importante, o número de deputadas ainda não é o ideal, visto que o Legislativo estadual tem 24 vagas. As mulheres representam 53% do eleitoradopotiguar e serão 20,8% do parlamento.

A participação de cinco mulheres de uma vez na Casa Legislativa estadual é a maior desde 1966, segundo a série histórica do Tribunal Superior Eleitoral. Porém, segundo o Memorial da Assembleia Legislativa, essa é a maior bancada feminina registrada da história.

Segundo o jornalista Aluísio Lacerda, coordenador do Memorial do Legislativo, a primeira mulher eleita deputada no Rio Grande do Norte foi Maria do Céu Fernandes, em 1934.

O maior número de mulheres no legislativo estadual antes da eleição deste ano havia sido de três parlamentares simultaneamente: nas eleições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2018.

A partir de 2023 passam a ser parlamentares estaduais Divaneide Basílio (PT) e Terezinha Maia (PL), que se juntarão a Cristiane Dantas (SD), Isolda Dantas (PT) e Eudiane Macedo (PV), que conseguiram neste ano a reeleição.


Se em 2022 o RN alcançou um recorde de participação, de 1966 até aqui, o estado teve outros momentos opostos, sem qualquer representação feminina. Isso ocorreu em cinco legislaturas diferentes, em 1970, 1974, 1978, 1986 e 1990.

O que dizem as deputadas de 2022

A nova deputada estadual eleita Terezinha Maia, do PL, considera ainda tímida a participação feminina no legislativo, mas diz que as eleitas deverão reforçar a voz das mulheres na política local.

"Ainda é muito pouco. Das 24 cadeiras, 19 serão ocupadas por homens, e apenas cinco por mulheres. Mas, sem dúvida, as cinco deputadas darão mais visibilidade e reforçarão a representatividade feminina na política potiguar, que também conta com uma governadora e uma senadora. E quanto mais diversos os espaços políticos, mais interesses, mais visões estarão sendo representadas", afirmou.

Outra novata na ALRN e originária da Câmara Municipal de Natal, onde exerce o mandato de vereadora desde 2019 (ela assumiu uma cadeira no legislativo municipal em substituição a Natália Bonavides, que à época assumiu vaga na Câmara Federal), Divaneide Basílio, do PT, comentou que deverá manter o foco na defesa das mulheres no cenário estadual, o que segundo ela já é feito no municipal.

"Vou levar para a Assembleia Legislativa a nossa identidade, com questões muito profundas de acesso a direitos das minorias. A pauta de identidade não é secundária, na verdade é estruturante. Esse trabalho de luta por pessoas em fragilidade social e defesa das mulheres já vinha sendo feito em meu mandato como vereadora de Natal e, a partir de agora, quero ampliar para todo o Rio Grande do Norte", comentou.

Isolda Dantas (PT) vai renovar seu mandato iniciado após as eleições de 2018. Ela se diz feliz pela representatividade feminina ampliada na Casa Legislativa potiguar. Ela ainda disse que deve colaborar politicamente com a governadora Fátima Bezerra (PT), integrante do mesmo partido e única eleita no Brasil no primeiro turno:

“É com muita alegria que comemoramos a ampliação do número de mulheres na ALRN, especialmente com a entrada da companheira Divaneide, uma mulher negra e de luta. Para nós que lutamos todos os dias pelos direitos das mulheres e da classe trabalhadora é fundamental que tenhamos mais mulheres de luta na política. Essa é a representatividade que muda a realidade. Estaremos ao lado da nossa governadora e unindo forças contra os ataques violentos sexistas e pelos direitos da classe trabalhadora”.

A deputada Cristiane Dantas (SD) é outra parlamentar que vai renovar o mandato. Em entrevista ao g1 ela agradeceu os eleitores e disse que vai manter as bandeiras em defesa das mulheres, além de crianças e adolescentes e idosos.

"Fico feliz em ver a ampliação da bancada feminina que terá a presença de cinco mulheres. Esse crescimento é histórico e fundamental para avançarmos nas políticas públicas que defendemos, especialmente nas causas sociais, da manutenção e ampliação dos direitos femininos. Será um protagonismo que promete muitos avanços para toda sociedade potiguar", destacou.

A deputada estadual Eudiane Macedo (PV) declarou que ficou feliz com a chegada de mais duas deputadas ao parlamento estadual e defende que as mulheres busquem ocupar os espaços na política.

"Sempre bati nessa tecla, que esses espaços precisam ser ocupados por nós mulheres. Infelizmente, me deixa triste que muitas vezes mulheres colocam seus nomes como candidatas e realmente não vão à luta, somente para cumprir cotas femininas exigidas dos partidos. Isso tem que mudar. Nós precisamos ocupar esses espaços que são nossos também por direito. Ainda está longe de ser uma bancada representativa como deveria ser, com um número maior de mulheres. Há pautas importantes que precisam ser discutidas e que envolvem nós mulheres", considerou.

*G1/RN