Breaking News

Dia dos Namorados: História e Origem


Qual a origem  e o significado do Dia dos Namorados? Conheça a história desta data tradicional que presta homenagem aos casais apaixonados.

Segundo a versão mais difundida, a data remonta ao século III, na Roma antiga. O bispo Valentim desobedeceu as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores guerreiros.

Ele continuou a celebrar os casamentos, inclusive casando secretamente. Tendo recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado a morte. Durante o período em que esteve preso apaixonou -se pela filha cega do carcereiro e milagrosamente ela recuperou a visão. Antes de morrer ele escreveu uma mensagem de adeus, na qual assinava como seu "Namorado'. Na Europa a data é comemorado dia 14 de fevereiro.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

História do Dia dos Namorados no Brasil


No Brasil, é comemorado em 12 de junho a partir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. O Dia dos Namorados  no Brasil cai na véspera da festa de Santo Antonio, conhecido popularmente como casamenteiro.