Oswaldo de Oliveira é o novo técnico do Flamengo
Oswaldo de Oliveira é o novo técnico do Flamengo. A informação foi anunciada na tarde desta quinta pelo clube rubro-negro através de sua conta no Twitter. O treinador chega ao clube no lugar de Cristóvão Borges, que não resistiu à derrota por 1 a 0 para o Vasco, pela Copa do Brasil, e pediu demissão na manhã desta quinta. Ele será apresentado ainda nesta quinta e a expectativa é que comande o time já no domingo, contra o São Paulo, no Maracanã.
Oswaldo de Oliveira comandou o Palmeiras neste Campeonato Brasileiro. Ele foi demitido com o time na 15ª posição, após a sexta rodada, com uma vitória, três empates e duas derrotas. Oswaldo dirigiu o time paulista de janeiro a junho, em 31 jogos, com 17 vitórias, sete empates e sete derrotas, com 50 gols marcados e 26 sofridos.
Em maio, pouco antes de sair do Verdão, Oswaldo disse em entrevista que era rubro-negro e sonhava voltar ao Flamengo.
- Um dia eu quero voltar ao Flamengo. Um dia, depois dessa passagem no Palmeiras e de outras passagens. Tive uma lá que não gostei. Foi a única vez que eu me demiti de um clube porque não gostei do que se passava lá - disse na ocasião.
Esta será a segunda passagem de Oswaldo pelo Flamengo. Em 2003, ele comandou o time em 18 jogos, com sete vitórias, três empates e oito derrotas.
Esta foi a nona derrota de Cristóvão nos 18 jogos desde que assumiu a equipe, na 4ª rodada do Brasileiro. Dos 54 pontos disputados, o Flamengo de Cristóvão ganhou apenas 25, com um aproveitamento de 46,2%. Com esse desempenho, ele era o segundo pior técnico do Flamengo desde 2013.
- Agradeço à diretoria, que sempre me deu um apoio incondicional para que eu colocasse em prática o meu trabalho. Houve uma integração muito grande entre todos os departamentos, com profissionais de alto nível. Agradeço, em especial, aos jogadores, pelo empenho, dedicação e entrega durante todo esse tempo. E à torcida, pelo apoio que demonstrou, lotando os estádios e deixando o clube com uma das maiores médias de público do Brasileiro - disse Cristóvão através de sua assessoria de imprensa.
No começo da tarde o Flamengo divulgou uma nota oficial comunicando a saída do treinador:
"Cristóvão Borges não é mais o técnico do Clube de Regatas do Flamengo. A decisão foi tomada em comum acordo entre o treinador e o comando do futebol rubro-negro, em reunião na manhã desta quinta-feira (20.08).
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta a saída de Cristóvão, embora reconheça que os resultados não tenham sido aqueles esperados, o que não pode ser atribuído exclusivamente a ele.
Durante o período em que esteve à frente do Flamengo, Cristóvão Borges sempre atuou alinhado com a filosofia de gestão profissional do clube, fazendo uso de práticas modernas e atualizadas de treinamento, que ficam como legado no Departamento de Futebol.
O Clube de Regatas do Flamengo deseja a Cristóvão Borges, profissional honesto, ético e correto, muito sucesso na continuação de sua carreira."