Breaking News

Taxistas e populares de Governador Dix-sept se revoltam com Guardas municipais de Mossoró

Segundo testemunhas, tudo começou quando uma viatura da GCM perseguiu um taxista daquela cidade na RN 117. Populares cercaram o veículo com outros carros dentro do município.
Protesto dos taxistas na cidade de Governador Dix-sept Rosado (Foto: Wilson Moreno)
Protesto dos taxistas na cidade de Governador Dix-sept Rosado (Foto: Wilson Moreno)
Dois taxistas, um vereador e um ex-vereador foram detidos na entrada de Governador Dix-sept Rosado na manhã de hoje, 20. Segundo testemunhas, tudo começou quando uma viatura da Guarda Civil de Mossoró (GCM) perseguiu um taxista daquela cidade. Chegando lá, outros taxistas foram ajudar o colega cercando a viatura com outros carros já dentro do município – área que não faz parte da jurisdição da GCM. Os profissionais da segurança pediram reforço e quando o mesmo chegou houve confusão com os moradores locais. A Polícia Militar também foi chamada para contornar a situação. Como forma de protesto, populares atearam fogo em pneus e bloquearam a RN 117 por mais de duas horas.
Foram detidos o vereador Evandro Carlos, o ex-vereador Antônio Freire, o taxista Patrício Sifrônio e outro taxista não identificado. Eles foram conduzidos à delegacia de Mossoró.
Segundo Evandro Carlos, o início da confusão se deu com a atitude da GCM ao chegar à cidade vizinha.
“O pessoal se revoltou pensando que eles vinham aqui fazer algum tipo de autuação. Então os taxistas cercaram o carro deles. Eles ficaram dentro. Não saíram porque não quiseram. Não houve sequestro de forma alguma. O que houve foi que o carro ficou com a saída impedida e depois que houve uma maior revolta. Depois a polícia chegou tentando contornar a situação. Eu não sei nem porque estou aqui”, disse o vereador sentado na caçamba de uma viatura.
Vídeo gravado por um morador da cidade e enviado através do WhatsApp da GAZETA DO OESTE (9 9894-0989) mostra o momento em que a viatura da GCM foi cercada.
De acordo com o taxista Devan Batista, não houve nenhum tipo de violência por parte dos motoristas dos veículos alternativos. “A perseguição veio de Mossoró, dos Guardas Municipais. Chegaram ali, perseguindo os meninos [taxistas] e aí eles [taxistas] fecharam com os carros. Isso foi o que eu vi. Ninguém agrediu os meninos [guardas]. Todo mundo foi lá e disseram que ‘aqui ninguém mexe com vocês. Só está detido o carro aqui, pronto’”, explicou.
Perguntado se houve violência, o motorista confirmou (veja no vídeo). “Houve violência sim. Chegou um grupo de guardas, botando o carro por cima de todos que estavam ali e outros atirando – feriram um menino com uma bala. Isso é o que eu vi”, declarou.
Em nota à imprensa, a Prefeitura de Mossoró explicou que a viatura fazia o patrulhamento da estrada estadual quando foi abordada por taxistas, “que cercaram o veículo e impediram que os Guardas Civis presentes pudessem circular”. “Em virtude do ocorrido, o comando da Guarda foi acionado, solicitando que os agentes fossem liberados pelos taxistas”.
A nota diz ainda que “o patrulhamento nas vias de acesso a Mossoró foi necessário em virtude das ações de motoristas que realizam o transporte irregular de passageiros entre os municípios, que ontem, 19, impediram a circulação de veículos na área central de Mossoró”. Veja nota na íntegra no final do texto.
O Capitão Emerson, da Polícia Militar, negociou a desobstrução da via com os populares. Um caminhão pipa foi utilizado para apagar o fogo por volta das 10hs. “Nós destacamos que eles têm todo direito de protestar, mas as pessoas também tem o direito de ir e vir. Essa forma aqui dá visibilidade, mas também traz problemas para a cidade, para o comércio, atrapalha funcionamento das escolas e várias outras coisas. O melhor lugar de protestar é onde o político trabalha”, destacou.
O secretário municipal de Segurança, Alvibá Gomes, e o secretário de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, acompanharam o caso.
Caso
Na manhã de quarta-feira, 19, taxistas intermunicipais bloquearam a RN 117, BR 110 (rodovia entre Mossoró e Areia Branca), BR 405 (sentido Mossoró-Apodi), as duas pontes que ligam o Centro ao grande Alto de São Manoel e ainda protestaram em frente ao Palácio da Resistência, sede da Prefeitura de Mossoró. Relembre aqui como foi.
Nota da Prefeitura de Mossoró:
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil (SESED), informa que logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 20, uma viatura da Guarda Civil, que realizava patrulhamento na via que liga o município Mossoró a Governador Dix-sept Rosado, foi abordada por taxistas, que cercaram o veículo e impediram que os Guardas Civis presentes pudessem circular.
Em virtude do ocorrido, o comando da Guarda foi acionado, solicitando que os agentes fossem liberados pelos taxistas. A SESED destaca que o patrulhamento nas vias de acesso a Mossoró foi necessário em virtude das ações de motoristas que realizam o transporte irregular de passageiros entre os municípios, que ontem, 19, impediram a circulação de veículos na área central de Mossoró.
Att,
Secretaria Municipal de Comunicação Social
fonte gazeta do oeste