Hamilton vence GP do Japão e coloca a mão na taça de campeão da F1
FORMULA 1
O piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio do Japão, que ocorreu neste domingo, dando um grande passo rumo ao seu quarto título na Fórmula 1. Ele cruzou a linha de chegada 1,2 segundo antes de Max Verstappen, da Red Bull, que havia vencido o GP anterior, na Malásia. Foi a oitava vitória do inglês na temporada e a terceira vez em que ele conquistou o lugar mais alto do pódio em Suzuka. Daniel Ricciardo, também da Red Bull, ficou em terceiro. O brasileiro Felipe Massa, da Williams, ficou na décima colocação.
Com a vitória, Hamilton está 59 pontos acima do rival Sebastian Vettel, da Ferrari, com apenas quatro corridas para o fim da temporada. O alemão teve que abandonar a prova na terceira volta, após problemas na vela do carro, o que diminui drasticamente suas esperanças de ainda vencer o campeonato. Hamilton, que obteve a pole position, manteve a liderança ao longo de toda a corrida.
Com Vettel fora do páreo, a prova tornou-se um duelo entre Hamilton e Max Verstappen. Nas primeiras 15 voltas, o inglês abriu uma diferença de 4 segundos e fez seu pit stop na 23ª volta.
Verstappen parou uma volta antes e na metade da corrida já havia reduzido a diferença para 1,7 segundo. Na última volta, a diferença havia caído para quase 1 segundo, mas Hamilton conseguiu escapar.
A depender da combinação de resultados, Hamilton pode se sagrar campeão já na próxima corrida, o GP dos Estados Unidos, que ocorrerá no próximo dia 22 em Austin. Além deste, restam os GPs do México, do Brasil e de Abu Dhabi.