Breaking News

Risco é real: as combinações que tirariam Argentina da Copa. Seleção de Lionel Messi ainda depende apenas de si, mas terá dura missão diante do Equador, em Quito. Em caso de novo tropeço, terá de 'secar' adversários


TÁ DIFÍCIL
 Lionel Messi
 Boa atuação de Messi não foi suficiente diante do Peru, em La Bombonera (Eithan Abramovich/AFP)
 Messi durante disputa de bola no jogo entre Argentina e Peru, em Buenos Aires
 Messi durante disputa de bola no jogo entre Argentina e Peru, em Buenos Aires (Marcos Brindicci/Reuters)
 Jogadores da Argentina deixam o campo no intervalo do jogo contra o Peru, em Buenos Aires - 05/10/2017
 Jogadores da Argentina deixam o campo no intervalo do jogo contra o Peru, em Buenos Aires - 05/10/2017 (Alejandro Pagni/AFP)


seleção argentina do gênio Lionel Messi vive um drama digno de um tango de Carlos Gardel. Apesar de depender apenas de si na última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, os argentinos sabem que a missão será dura e que o risco de ficar fora de um Mundial pela primeira vez desde 1970 é real.

 Após empatar por 0 a 0 com o Peru nesta quinta-feira, em La Bombonera, a Argentina caiu para o sexto lugar, posto que a deixaria fora até mesmo da repescagem (apenas o quinto colocado terá uma segunda chance). Na última rodada, a equipe dirigida por Jorge Sampaoli enfrentará o Equador, já eliminado, em Quito, e apenas uma vitória fora de casa garantiria a Argentina ao menos na repescagem. Ironicamente, os hermanos terão de torcer pela seleção brasileira na última rodada.

Todas as combinações possíveis para a Argentina:

 EM CASO DE VITÓRIA: 
 Vencendo o Equador em Quito, a Argentina iria a 28 pontos e ultrapassaria ao menos Peru ou Colômbia, que se enfrentarão em Lima, chegando pelo menos ao quinto lugar. Para garantir vaga direta, teria de torcer por um empate entre peruanos e colombianos ou tropeço do Chile diante do Brasil.

 EM CASO DE DERROTA
 Se perder em Quito, a Argentina ficará com 25 pontos e dificilmente não será eliminada. Para isso, teria de torcer para que o Peru perdesse em casa para a Colômbia por uma diferença de gols maior que a eventual derrota argentina para o Equador e para que o Paraguai não vencesse a Venezuela,em Assunção, o que é bem pouco provável. Ainda assim, a Argentina só chegaria ao quinto lugar e iria à repescagem.

 EM CASO DE EMPATE
 Se empatar com o Equador, a Argentina chegará a 26 pontos com saldo de gols de +1 e terá de “secar” os adversários como nunca. Sua única chance seria ir à repescagem caso duas dessas três situações ocorresse:  1) derrota do Peru para a Colômbia; 2)derrota do Chile por dois ou mais gols diante do Brasil; 3)tropeço do Paraguai em casa diante da lanterna Venezuela.

Confira a classificação e os jogos da última rodada:

Pos.SeleçãoPontosSaldo de golsGols pró
Brasil3827+38
Uruguai2810+28
Chile262+26
Colômbia262+20
Peru251+26
Argentina251+16
Paraguai24-519
Equador20-125
 10/10 – 20h30 (de Brasília)

 Brasil x Chile Peru x Colômbia Uruguai x Bolívia Equador x Argentina Paraguai x Venezuela