Breaking News

Governo do RN anuncia lançamento do edital do concurso da Polícia Civil

 

Anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) em uma rede social. Último concurso para o órgão aconteceu em 2008.


Quadro da Polícia Civil no RN não é renovado há 12 anos — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou que vai publicar o edital do concurso público da Polícia Civil nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial do Estado (DOE).

"Quero comunicar em primeira mão mais um importante passo. Após 12 anos sem renovação no quadro da Polícia Civil, vamos publicar nesta quarta-feira (25) o tão esperado edital do concurso público para delegados, agentes e escrivães", disse Fátima Bezerra em uma live na redes sociais.

O concurso prevê 301 vagas, sendo 47 para delegados, 24 para escrivães e 230 para agentes de Polícia Civil. Além das oportunidades, haverá um cadastro reserva.

O último concurso da Polícia Civil foi em 2008, e o anterior, 15 anos antes. Ou seja, em quase três décadas, só houve dois concursos público para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Há 12 anos que não se faz um concurso pra Polícia Civil do nosso estado. Assim como pra Polícia Militar, há 15 anos que não se renovava os quadros da Polícia Militar também", disse a governadora.

Anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) em uma rede social — Foto: Reprodução

Na semana passada, a Polícia Militar finalizou um curso com a formação de mais de mil soldados e anunciou uma nova turma para 2021. O último concurso havia acontecido em 2005.

Anunciado em janeiro deste ano, o concurso público da Polícia Civil previa o começo do curso de formação em agosto - para que os profissionais já fossem contratados no início de 2021. No entanto, por conta da pandemia do coronavírus, segundo o governo, o processo estava parado praticamente desde abril.

Segundo a Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol), o RN deveria ter um efetivo de 5.150 servidores na área, mas atualmente conta com 1.325 vagas ocupadas - apenas 26% do ideal.


G1/RN