Breaking News

Governadora Fátima Bezerra afirma que RN já tem o seu plano estadual de vacinação

 

A governadora Fátima Bezerra (PT) disse na segunda-feira (14) que o Governo do Estado já tem o seu Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 e que a imunização terá início tão logo o Governo Federal faça a sua parte de distribuição. Afirmou que a vacinação atenderá aos 167 municípios potiguares.

Em entrevista ao Blog do César Santos, no defato.com, em Mossoró, a governadora confirmou que o Estado já está adquirindo os insumos necessários como seringas, agulhas, câmeras de frio, geladeiras de maior suporte e equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde.

“Nós estamos trabalhando incansavelmente, fazendo aquilo que cabe ao Governo do Estado, que é preparar toda a logística de distribuição para que a vacina chegando possa ser destinada, imediatamente, à população do nosso estado”, disse.

Fátima Bezerra explicou que a logística de distribuição vai estar instalada em todas as regionais vinculadas a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP/RN), em parceria com os municípios. “A Unidade Regional de Mossoró, por exemplo, vai ter uma central de distribuição que atenderá a população local e de municípios da região”, reforçou.

A governadora ponderou que não é possível, nesse momento, fazer previsão de quando a vacina chegará ao Rio Grande do Norte, porque essa obrigação é do Governo Federal. E isso foi afirmado pelo Fórum dos Governadores na reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

“Nós estamos realizando um trabalho intenso junto ao Governo Federal para que a vacina chegue. Nesse contexto, fomos nós que provocamos a reunião do Fórum dos Governadores com o ministro da Saúde e colocamos claramente, de forma imperiosa, que o Governo Federal tem que assumir a coordenação plena do plano nacional de imunização”, disse. “Não tem como o Governo Federal não assumir essa tarefa. É impossível você pensar em um País de dimensão continental, como o Brasil, um plano dessa envergadura sem ter uma coordenação plena do governo central, mas, claro, em operação com estados e municípios”, reforçou.

VACINAS

Fátima Bezerra voltou a defender a compra de todas as vacinas que tiverem o certificado científico e técnico aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A governadora citou as vacinas que estão sendo produzidas pela Oxford/AstraZeneca, Pfizer e a CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sirovac.

“O que nós deixamos muito claro ao ministro Pazuello é que o Governo Federal não pode se pautar nesse momento por qualquer divergência ou diferença seja lá de que natureza for, porque o que tem que ser levado em consideração é o interesse maior da nação, que é a proteção da vida do povo brasileiro”, destacou.

A governadora ressaltou que, mesmo com o plano nacional de vacinação que deve ser assumido pelo Governo Federal, com a aquisição de vacina para todos, a sua gestão tem buscado todas as alternativas para garantir a imunização dos potiguares. Uma delas é a parceria com o Governo de São Paulo para adquirir a vacina CoronaVac. “Nós fizemos tratativas com o governador João Doria e já encaminhei protocolo formalizando o pedido ao Instituto Butantan de aquisição de vacina. Fizemos novo contato nesta segunda-feira (14) reafirmando as tratativas iniciadas na semana passada”, disse.

 César Santos