Breaking News

Prefeito interino Faustino foi recebido pela governadora Fátima Bezerra e cumpriu extensa agenda positiva na capital do estado.

 


O chefe do Poder Executivo portomanguense, Francisco Faustino, cumpriu na capital do estado, uma extensa e positiva agenda administrativa. O prefeito interino de Porto do Mangue foi recebido em audiência pela governadora Fátima Bezerra (PT), onde demandas do município foram apresentas, o prefeito tratou sobre assuntos de grande interesse para a cidade, encaminhamento das principais dificuldades enfrentadas pelo município foram tratadas pelos chefes dos poderes.

Cooperativismo em pauta

O prefeito Faustino, juntamente com uma comitiva de representantes cooperativistas da cidade de Porto do Mangue, integrantes da Cooperativa da Agricultura Familiar e da Pesca Artesanal do Estado do RN (Cooapesca/RN), instituição que recebeu o total apoio da gestão da Prefeitura de Porto do Mangue,  apresentou no auditório da Governadoria, o projeto  implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) que deverá atender mais de 400 trabalhadores da região, tradicionalmente pesqueira.
A gestão municipal viabilizou a concretização do projeto e fez a concessão do terreno para a instalação da unidade, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN) estão apoiando integralmente a iniciativa. O projeto, foi concebido pelo engenheiro de pesca Ítalo Maia, orçado em R$ 1,855 milhão, entre construção, maquinário e sistema de energia solar.

Polo cloroquímico 

Na agenda de compromissos do prefeito interino de Porto do Mangue Francisco Faustino, constou a sua presença na reunião com a governadora Fátima Bezerra, e empresas envolvidas no projeto de instalação do projeto do Polo Cloroquímico PCK Nordeste na região da Costa Branca, mais precisamente nos municípios de Porto do Mangue, Mossoró, Macau e Guamaré. Com a instalação das fábricas do Polo Cloroquímico, investimentos e empregos chegarão à região.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da integração entre os quatro municípios que receberão os investimentos do Polo Cloroquímico e o Estado. "Será criado um grupo de trabalho com presença dos representantes dos municípios para que a gente dê continuidade a esse estudo. Naturalmente, isso aqui é algo preliminar a gente precisa dar encaminhamento e precisa de mais dados, inclusive do ponto de vista técnico. Um grupo de trabalho sob a coordenação do Governo do Estado junto com FIERN, representação do setor econômico das prefeituras, as empresas e o idealizador do projeto para que a gente dê continuidade nas nossas tratativas para tornar isso realidade", disse a governadora.
A Koyo Intership Trading e TFB & Energy, que são investidora e articuladora do polo, foram representadas pelo vice-presidente nomeado Joaquim Franco Júnior. “O Rio Grande do Norte é um estado abençoado por Deus, tanto em relação às suas reservas quanto ao seu povo. Povo nordestino, povo trabalhador, um povo que acredita em si e um povo que tem condições de transformar sonhos em realidade, que nada mais é que contribuir para que isso efetivamente saia da ideia e se transforme em realidade. É fundamental dentro disso que nós como povo, representante do povo como iniciativa privada tenhamos o senso da irmandade do interesse comum de transformar e mostrar para o Brasil e para o mundo do que nossa região é capaz, do que efetivamente podemos contribuir para isso”, enfatizou o vice-presidente nomeado da empresa.
O empreendimento no RN contemplará complexo de produção de carbonato de sódio, fertilizantes, rações minerais, magnésio metálico e PVC, além de usina solar, Planta Barrilha e terminal portuário osffshore multissetorial.
Participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte Jaime Calado, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Sílvio Torquato, parlamentares e representantes de entidades.

Parceria com a FIERN
  

Em encontro com o José Bezerra Marinho, diretor da FIERN, acompanhado do secretário Municipal do Planejamento, Flávio Felipe, o prefeito Faustino pautou questões relacionadas ao desenvolvimento econômico de Porto do Mangue, foi discutido com o representante da FIERN uma parceria com o sistema e a Prefeitura de Porto do Mangue, objetivando a elaboração de um estudo de viabilidade para a implantação de um novo trecho viário para a RN 404, no espaço que compreende a sede (Porto do Mangue) à comunidade Praia do Rosado.
Atualmente a via existente segue interditada pelo avanço das dunas moveis, impedindo o tráfego. A gestão municipal do prefeito interino tem intensificado ações em um desvio que dá acesso a comunidade da Praia do Rosado.
Além da estrada, foi pautado a participação de Porto do Mangue em grandes empreendimentos que chegarão à região da Costa Branca.