OPERAÇÃO: POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO NO DETRAN-RN; QUATRO PESSOAS FORAM PRESAS
Foto: Divulgação
Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa do Patrimônio Público e do Combate à Corrupção (DECCOR), com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN), prenderam, nesta sexta-feira (11), quatro suspeitos por práticas de crimes em aplicações de provas teóricas do DETRAN/RN, na unidade do Via Direta. Eles foram autuados em flagrante delito pela suspeita das práticas dos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e prevaricação.
Segundo as investigações, um suspeito com a conivência de servidores do órgão, ocupava o local de aplicação da prova do verdadeiro candidato, que era dispensado ainda com a prova em curso. No decorrer do trabalho investigativo, foram identificados três servidores e um terceirizado (que já trabalhou naquela autarquia).
As investigações começaram no início de fevereiro, com a direção do DETRAN/RN oficiando à DECCOR com imagens de locais de prova. Ainda de acordo com as investigações, a verificação de documentos oficiais nas provas, mediante a presença do suspeito fraudador, era feita somente do verdadeiro candidato. O suspeito que ficava para realizar a prova falsamente já costumava ficar no local, aguardando o momento de entrar na sala e dar continuidade à prova de forma indevida.
Para o verdadeiro candidato ser dispensado, não havia justificativa; conforme constatou a investigação, ele simplesmente recebia um sinal de um servidor do DETRAN e saia da sala antes de acabar a prova, momento em que o falso candidato atuava na conclusão do exame teórico. As investigações sinalizaram que este esquema de fraude era praticado há, aproximadamente, três meses.
Os quatro suspeitos foram conduzidos até a delegacia; três pagaram fiança e foram liberados e um dos suspeitos foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Abaixo, leia a nota na íntegra
“O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte vem a público informar sobre a Operação da Policia Civil, ocorrida na Unidade do Via Direta, na manhã dessa sexta-feira (11).
A investigação já vinha sendo realizada pela Polícia com a colaboração do Departamento que recebeu a denúncia de possível fraude no setor de prova teórica da unidade, e prontamente encaminhou para a Polícia Civil. O flagrante aconteceu na manhã dessa sexta-feira (11) e envolveu três servidores que foram conduzidos a delegacia para prestar os devidos esclarecimentos. As investigações seguem ocorrendo em sigilo e com a colaboração do órgão.
A unidade do Via Direta segue funcionando normalmente para quem estiver com serviços agendados, de segunda a sexta, no horário de 9h às 18h. O Detran não compactua com qualquer ação irregular e toda e qualquer denúncia é apurada pela direção e órgãos competentes.”