Breaking News

GUERRA NA UCRÂNIA: MÍSSIL DO REINO UNIDO DERRUBA 1° HELICÓPTERO RUSSO

 

Foto: Reprodução/Twitter

O sistema de mísseis portátil mais avançado da Grã-Bretanha teria derrubado um helicóptero da Rússia, ao ser usado pela primeira vez no campo de batalha da Ucrânia. As informações são do jornal The Times, em publicação nessa sexta-feira (1°/4).

Starstreak, um projétil de alta velocidade que destrói alvos com três dardos cinéticos, foi filmado cortando a aeronave em duas partes. O ataque teria ocorrido sobre a região de Luhansk, no Leste do país. As imagens viralizaram rapidamente nas redes sociais (veja o vídeo abaixo).

Imagens do ataque mostram as lanças de tungstênio quebrando a cauda do Mi-28N, depois que ucranianos, usando técnicas britânicas, abriram fogo.

Uma fonte do Ministério da Defesa acrescentou que o sistema antiaéreo está implantado no país há quase uma semana. Fontes seniores da indústria de defesa que examinaram o filme também acreditam que se trate realmente do uso de um projétil Starstreak.

Mais de um mês de guerra

A guerra da Rússia contra a Ucrânia entra no 39° dia, com o presidente Volodymyr Zelensky afirmando que as tropas russas estão “lentamente, mas visivelmente” saindo do Norte da Ucrânia. A afirmação do líder ucraniano foi feita em um discurso em vídeo na sexta-feira (1º/4).

“Os ocupantes estão retirando forças no norte do nosso país. A retirada é lenta, mas perceptível. Em alguns lugares, eles são expulsos com batalhas. Em outros, eles deixam posições por conta própria”, disse Zelensky.

Metrópoles