Breaking News

LULA DIZ QUE BOLSONARO FOI “ESTÚPIDO” E “MEDÍOCRE” AO CONCEDER INDULTO AO DEPUTADO DANIEL SILVEIRA

 

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que o presidente Jair Bolsonaro foi “estúpido” e “medíocre” ao conceder o indulto individual –também chamado de graça– ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

“O Bolsonaro foi estúpido quando fez essa decisão que ele tomou, essa graça que ele fez. Ele acha que é uma graça mesmo, não no sentido jurídico, mas do ponto de vista de sorrir. Ele foi medíocre”, disse Lula.

O ex-presidente ressaltou, no entanto, que Bolsonaro conseguiu o que queria ao ficar vários dias entre as principais notícias do país, e que por isso não havia comentado antes o caso.

“Essa é uma discussão que eu nem comentei nada, porque tudo o que ele (Bolsonaro) queria, aconteceu. Ele abafou o Carnaval. Fez isso na quinta-feira e isso ficou no noticiário na sexta, no sábado, no domingo e na segunda. Tudo o que ele quer é que ele permaneça no noticiário”, explicou.

O comentário foi feito em entrevista a youtubers e blogueiros de esquerda e foi a primeira vez que Lula falou no caso, ao contrário de outros pré-candidatos, que atacaram o indulto na última quinta-feira, dia em que foi publicado.

Ao ver Lula criticado por isso, auxiliares do ex-presidente afirmaram que o PT e a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, haviam se manifestado institucionalmente, mas o silêncio de Lula até agora incomodou.

Na sequência, o ex-presidente afirmou que Bolsonaro tinha direito de dar o indulto e o STF irá julgar se teve erro, mas que o presidente criou um fato político.

“Ele tem o direito de fazer o indulto. A Suprema Corte tinha condenado o cidadão a nove anos de cadeia porque ele desrespeitou a instituição, ofendeu, xingou. Não sei se está certo também porque não sou advogado. Mas se ele desrespeitou e fez o indulto quem é que vai julgar? A própria Suprema Corte. E o que aconteceu? Ele transformou isso num fato político”, disse.

Por Reuters/Money Times