Breaking News

CHUVA VOLTA A ALAGAR RUAS DE NATAL E AGRAVA SITUAÇÃO EM DIFERENTES CIDADES DO RN

 

Casas alagadas em Barrêta, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Com chuvas registradas desde a madrugada desta sexta-feira (8), Natal e outras cidades da região metropolitana e da região Leste potiguar enfrentam agravamento dos alagamentos registrados desde o dia 1º de julho.

A Secretaria de Mobilidade Urbana da capital registrou cerca de 20 ruas alagadas até por volta das 9h30 desta sexta-feira (8). A prefeitura orientou a população a acionar a Defesa Civil pelo telefone 156 em casos de emergências causadas pelas chuvas.

A Defesa Civil da capital informou foi acionada para apenas um ponto, durante a manhã, na Rua Uberlândia, no bairro Neopolis, onde um buraco se abriu e um “pequeno alagamento” foi registrado.

No bairro Pajuçara, moradores registraram um verdadeiro rio que se formou nas ruas da Zona Norte da capital. Na rua Apolônio Félix, uma moradora fez um vídeo mostrando a água entrando na casa dela (veja acima).

O governo do Rio Grande do Norte anunciou que fará uma entrevista coletiva com participação de diferentes órgãos, no fim da manhã, para tratar sobre a situação. Segundo o setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), somente nos primeiros três dias de julho choveu mais que o esperado para todo o mês.

Pelo menos oito cidades do Rio Grande do Norte já decretaram situação de calamidade ou emergência desde o último domingo (3). Até a quarta-feira (6), a Defesa Civil do Rio Grande do Norte já registrava uma morte, mais de mil pessoas desalojadas e 4,8 mil afetadas pelas chuvas no estado.

Em Baía Formosa, no litoral Sul, foram 46,6 mm em seis horas e 78,89 mm em 12 horas. Ao todo, em dois dias, a cidade registrou 204.32 mm de água.

Outras cidades com grande volume de chuva desde a madrugada são: São José de Mipibu (32,04 mm), Várzea (26,32 mm) e Goianinha (23.59 mm).

A chuva agravou a situação da comunidade que vive em Barreta, em Nísia Floresta, onde as casas seguem alagadas desde o último fim de semana.

Volume de chuvas

Em 6 horas, até por volta da 9h30, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou chuvas de 25,79 mm na capital potiguar. Com informações do g1/