Após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes,  em afastar o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) por 90 dias, a vice Celina Leão (PP) vai ocupar a função de chefe do Executivo local.

A progressista assumiria a cadeira a partir de 16 de janeiro, em virtude da viagem de Ibaneis aos Estados Unidos. O chefe do Executivo local, no entanto, decidiu cancelar as férias em família, programadas desde outubro, após os atos terroristas na Praça dos Três Poderes. Horas depois, Moraes comunicou o afastamento do cargo por três meses. 

A decisão do ministro foi protocolada na madrugada desta segunda-feira (9/1), e inclui Ibaneis Rocha e o ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres no inquérito que investiga os atos antidemocráticos na Praça dos Três Poderes. No documento de 18 páginas, Moraes considera que o governador do DF teve uma conduta “dolosamente omissiva”, “que não só deu declarações públicas defendendo uma falsa ‘livre manifestação política em Brasília’ — mesmo sabedor por todas as redes que ataques às Instituições e seus membros seriam realizados”, escreveu Moraes.

Na decisão, o magistrado destaca que Rocha ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante aos realizados nos últimos dois anos no dia 7 de Setembro. “Absolutamente nada justifica a existência de acampamentos cheios de terroristas, patrocinados por diversos financiadores e com a complacência de autoridades civis e militares em total subversão ao necessário respeito à Constituição Federal”, disse o ministro. “Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do Secretário de Segurança Pública e do Governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos”, concluiu.

Ao assumir o comando da capital do país, Celina Leão, que é apoiadora da família Bolsonaro e consolidou seu nome como adversária ferrenha da gestão do petista Agnelo Queiroz, governador do DF entre 2011 e 2014, terá que se sentar com Lula no encontro agendado com os chefes dos Executivo estaduais, agendada para às 18h desta segunda-feira (9/1).