Breaking News

FANTÁSTICO: DETALHES EXCLUSIVOS SOBRE ONDA DE VIOLÊNCIA NO RN

Fantástico mostra a tensão máxima no Rio Grande do Norte durante esta semana, contando em detalhes como a onda de violência tomou conta do estado – reportagem que você pode conferir na íntegra no vídeo acima.

Escolas vazias, comércios fechados, unidades de saúde trancadas, transporte público com frota reduzida e coleta de lixo com escolta. Com muito medo, nenhum morador quis gravar entrevista, e praticamente só a região turística escapou dos criminosos.

Cerca de um terço dos municípios do Rio Grande do Norte, 49 cidades, foram atacadas. Em Parnamirim, um posto da Polícia Militar foi incendiado e alvo de tiros, e o município de Coronel Ezequiel, que ficou sem transporte escolar e sem caminhão de lixo, teve uma de suas três ambulâncias incendiada.

O Corpo de Bombeiros atendeu a mais de 120 ocorrências de fogo em cinco dias de atentados. Foram tantas que, na última madrugada, precisou da ajuda da Marinha. Um caminhão-pipa teve de ser utilizado em um incêndio que já durava mais de duas horas.

A Secretaria de Transportes foi atacada, e pelo menos dez motos foram totalmente queimadas. Em São Gonçalo do Amarante, criminosos invadiram a Central de Medicamentos da Secretaria de Saúde da cidade e atearam fogo em vários pontos da sala. Em pouco tempo, o prédio inteiro ficou em chamas.

No deposito havia medicamentos para tratamentos de hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose e tabagismo, além de medicamentos psiquiátricos e curativos. Um prejuízo de R$ 10 milhões, e 70% da população dependiam desses insumos.

Muitas vezes, o próprio criminoso registrou o atentado e toda a preparação também. Mas quem são as pessoas que estão por trás disso?

“Conseguimos identificar o coordenador das ações na rua. Era um foragido da Justiça de Natal”, conta Erick Gomes da Silva, diretor da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor-RN).

O nome dele é José Wilson da Silva Filho. Encontrado em João Pessoa, na Paraíba, na quarta-feira (15), ele morreu em confronto com policiais.

Segundo a polícia, as ordens para ataques no Rio Grande do Norte partiram de detentos na Paraíba. Depois que o Estado assumiu o controle da situação, foram descobertos quatro planos de resgate de presos.

Em 2017, o Fantástico mostrou que os detentos circulavam sem controle Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, e os bloqueadores de celular não impediam que presos usassem livremente os aparelhos. Seis anos depois, a reportagem entrou novamente no presidio para ver o que mudou. Ainda dá para ver sinais da destruição da época, mas quase tudo já foi reformado.

Fantástico