Breaking News

Terceiro maior reservatório de água do RN, Barragem de Umari volta a sangrar depois de 14 anos; veja vídeo

Foto: Reprodução/ Renato Medeiros no g1

Localizada em Upanema, no Oeste potiguar, a Barragem Senador Jessé Pinto Freire, mais conhecida como Barragem de Umari, voltou a sangrar depois de 14 anos. Um vídeo registrado na manhã deste domingo (9), mostra a queda de água .

Segundo a prefeitura do município, a última sangria – momento em que o reservatório chega a sua capacidade máxima e transborda – havia sido registrada em 2009.

Essa é a segunda vez que a barragem sangra desde sua conclusão, em 2002. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), a capacidade total do reservatório é de 292.813.650 m³ de água.

A sangria já gerava expectativa na população local, nos últimos dias. Neste sábado (8), a prefeitura do município de Upanema informou que recebeu a Defesa Civil do Estado, ao longo da semana, para discutir um plano de ação para prevenção de possíveis danos causados pela água do reservatório.

O encontro incluiu visitas aos pontos considerados de risco, incluindo o bairro Conceição de Upanema e o Complexo Turístico José Reis de Oliveira. A estrutura física do reservatório também foi inspecionada.

Segundo a Agência Nacional de Águas, o Rio Grande do Norte conta com pelo menos 17 reservatórios com mais de 80% da capacidade de armazenamento. A maior barragem do estado, a Armando Ribeiro Gonçalves, que tem capacidade de guardar 2,37 bilhões de m³, está com 62,15%.

Na média, os reservatórios potiguares estão com 58% da capacidade de água – o maior percentual para o mesmo período do ano, pelo menos desde 2020. Com informmações do g1.