Simulação de acidente químico é realizada na Arena das Dunas
Na última sexta-feira, 6, integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Força Nacional e Exército participaram, na Arena das Dunas, em Natal (RN), de uma simulação de ameaça causada por bomba química. O objetivo foi integrar profissionais da e Samu numa operação de salvamento simulado, para testar os serviços de assistência médica caso haja alguma ameaça desse tipo durante a Copa do Mundo FIFA 2014.
“Cada instituição realizou seu próprio treinamento e aqui nós estamos integrando as equipes para realizar o resgate no tempo mais aproximado do real possível”, explicou o comandante do Batalhão de Engenharia da Marinha, Alexandre Peres.
O treinamento em ameaças QBRN (químicas, biológicas, radiológicas e nucleares) foi organizado pela Marinha do Brasil, que montou um posto de descontaminação total capaz de receber até 120 pessoas por hora. A simulação foi feita com 120 voluntários, alunos da área de saúde da Universidade Potiguar, que atuaram como vítimas.
Os profissionais do Samu usaram viaturas especiais e equipamentos de proteção como a roupa Tyrek, para evitar a contaminação por radiação e o medidor de radiação. Para uso durante a Copa do Mundo , a Marinha do Brasil trouxe a Natal, ainda, um laboratório móvel de risco 3 para análise de agentes químicos e biológicos, serviço que não existia em Natal. A Marinha do Brasil tem dois desses laboratórios. O outro está na cidade do Rio de Janeiro.


